Propostas devem ser submetidas até 31 de março de 2016 por meio do SAGe (foto:Eduardo Cesar/FAPESP)

BIOTA-FAPESP abre chamada para educação em biodiversidade
29 de outubro de 2015

Propostas devem ser submetidas até 31 de março de 2016 por meio do SAGe

BIOTA-FAPESP abre chamada para educação em biodiversidade

Propostas devem ser submetidas até 31 de março de 2016 por meio do SAGe

29 de outubro de 2015

Propostas devem ser submetidas até 31 de março de 2016 por meio do SAGe (foto:Eduardo Cesar/FAPESP)

 

Agência FAPESP – O Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) abre uma chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos de pesquisa que contemplem a área de educação em biodiversidade. A área de educação em biodiversidade é uma das prioridades do BIOTA/FAPESP, como evidenciado no Science Plan and Strategies for the next decade.

A chamada de propostas BIOTA-FAPESP: Educação objetiva apoiar projetos de estudos e pesquisas relacionados aos diferentes níveis e modalidades da educação e da comunicação, de forma articulada aos interesses do programa.

Pesquisadores que pretendam solicitar Auxílios à Pesquisa, nas modalidades Projeto Temático e Jovem Pesquisador, já podem incluir em sua solicitação, quando justificável, Bolsas no País - Ensino Público (BP.EP) e Bolsas no País - Jornalismo Científico (BP.JC) como itens do orçamento solicitado. Com essa iniciativa a FAPESP espera intensificar a interação entre seus melhores projetos de pesquisa e a escola pública em São Paulo.

O BIOTA-FAPESP envolve mais de 1.200 profissionais: 900 pesquisadores e estudantes das universidades paulistas, institutos de pesquisa e organizações não governamentais, 150 colaboradores de outros estados brasileiros e 80 do exterior.

Além do avanço do conhecimento fundamental e aplicado sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo, o programa contribui significativamente para a formação de recursos humanos altamente qualificados em pesquisa e desenvolvimento nessas áreas.

O foco da presente chamada inclui:

 – pesquisa sobre implicações da multiplicidade de sentidos (científicos, de políticas públicas e bioprospecção, por exemplo) do termo biodiversidade no campo da educação para a formação do cidadão;

 – pesquisa sobre a relação entre a mudança de paradigma na pesquisa em biodiversidade e as potencialidades para alterações na biologia escolar e nos processos de ensino e aprendizagem;

 – pesquisa sobre a função científica e histórica dos processos, métodos e teorias de produção de conhecimento em taxonomia e sistemática e suas ressignificações/apropriações/conexões para educação;

 – pesquisa sobre as implicações sociais, éticas e culturais das exposições e demais artefatos de comunicação científica e funcionamento de museus e as mídias que tematizam biodiversidade;

 – pesquisa articulada às ações educativas em museus e demais espaços de comunicação científica, na temática da biodiversidade; 

 – pesquisa que resulte em material didático sobre biodiversidade adequado para os ensinos fundamental e médio.

As propostas podem ser apresentadas nas linhas de fomento Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes.

As propostas devem ser submetidas até o dia 31 de março de 2016 por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, em: www.fapesp.br/sage.

Mais informações estão disponíveis na chamada de propostas, em: www.fapesp.br/9823.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.