Palestra será proferida no dia 18 de dezembro, na capital paulista, pela antropóloga Chiara Pussetti, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, de Portugal
Palestra será proferida no dia 18 de dezembro, na capital paulista, pela antropóloga Chiara Pussetti, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, de Portugal
Agência FAPESP – A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) realizará no dia 18 de dezembro, na capital paulista, um encontro com duas pesquisadoras internacionais.
Das 9h30 às 12h, a antropóloga Chiara Pussetti, professora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (Cria) do Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa, em Lisboa (Portugal), falará sobre “Biopolíticas da depressão entre os imigrantes em Portugal”.
Por sua vez a psicóloga Iolanda Évora, do Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CEsA) e professora da Universidade Autónoma de Lisboa, falará, das 14h às 16h30, sobre “O conhecimento sobre o HIV/Aids e comportamento sexual: notas de um estudo realizado entre jovens de origem caboverdiana em Portugal”.
Segundo os organizadores do encontro, a partir de uma reflexão sobre a controvérsia da existência ou ausência da depressão entre os africanos – um dos temas mais clássicos da psiquiatria transcultural –, a idéia é refletir sobre as formas de sofrimento, “independentemente das dinâmicas sociais e interesses políticos e econômicos que as constroem, produzem, reconhecem e nomeiam”.
O evento é aberto ao público sem necessidade de inscrições.
Mais informações: adorno@usp.br ou (11) 3083-4117.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.