Vanderlei Perez Canhos, diretor presidente do Centro de Referência em Informação Ambiental, instituição responsável pela nova rede (foto: T.Romero/Ag.FAPESP)

Biodiversidade ganha rede
06 de outubro de 2004

Sistema speciesLink é lançado para disponibilizar pela internet informações contidas em museus, herbários e coleções microbiológicas. O programa de modelagem ambiental deverá servir como embrião para uma rede nacional de coleções científicas

Biodiversidade ganha rede

06 de outubro de 2004

Agência FAPESP - "Não podemos falar em conservação ambiental sem um sistema eficiente de compartilhamento e gestão das informações disponíveis". A afirmação de Vanderlei Perez Canhos, diretor presidente do Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), ilustra bem o que motivou a criação da rede speciesLink, lançada oficialmente nesta terça-feira (5/10), na sede da FAPESP.

Integrada ao Sistema de Informação Ambiental do Programa Biota/FAPESP (SinBiota), a rede, que deverá permitir a integração dinâmica de dados sobre a biodiversidade paulista, começa além das fronteiras do Estado: a importante coleção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro já está integrada ao sistema.

"O sistema permite a integração de diferentes grupos taxonômicos por meio de bancos de dados distribuídos e protocolos de comunicação. Com isso, será possível ligar, no futuro, as coleções biológicas a outras redes de informação do país e do exterior, por meio de softwares livres", explicou Canhos. A nova estrutura envolve registros de microrganismos, ácaros, insetos, répteis, mamíferos, peixes e tipos de madeira.

A rede compartilhará informações de coleções das três universidades paulistas e de nove institutos de pesquisa, além do Jardim Botânico fluminense. "Nós acreditamos que o speciesLink deverá ser utilizado como embrião para o desenvolvimento de uma rede brasileira de coleções científicas", afirmou o diretor presidente do Cria, instituição responsável pela nova rede.

"Com o objetivo de acomodar a biodiversidade tanto sob o ponto de vista geográfico como taxonômico, a expectativa é que o sistema tenha 750 mil registros até 2006", prevê Canhos. A idéia é que esses aplicativos possam ajudar na resolução de problemas como proteção de espécies ameaçadas, mudanças climáticas e planejamento de áreas de conservação.

"Com o avanço das ferramentas de análise, síntese e visualização dos dados, as coleções que ficarem de fora de uma plataforma como o speciesLink tenderão a ficar menos competitivas e menos visíveis para a comunidade científica", disse Canhos.

O mecanismo físico que viabiliza o novo sistema foi estruturado a partir de servidores que permitem a integração de informações por meio da Rede ANSP (Academic Network at São Paulo), a conexão de internet avançada do Estado de São Paulo e também um programa da FAPESP.

Mais informações: http://splink.cria.org.br