Livro discute padrões de qualidade, técnicas de preparação de artigos e a criação de novas publicações (foto: divulgação)
Livro discute padrões de qualidade, técnicas de preparação de artigos e a criação de novas publicações e descreve a trajetória das revistas científicas no Brasil e no mundo
Livro discute padrões de qualidade, técnicas de preparação de artigos e a criação de novas publicações e descreve a trajetória das revistas científicas no Brasil e no mundo
Livro discute padrões de qualidade, técnicas de preparação de artigos e a criação de novas publicações (foto: divulgação)
Agência FAPESP - Um livro dirigido tanto para pesquisadores que desejam preparar artigos científicos como para editores interessados em lançar uma revista científica. Trata-se de Preparação de Revistas Científicas: Teoria e Prática, organizado pelas professoras Sueli Mara Ferreira, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e Maria das Graças Targino, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
"O conteúdo atende aos autores e editores científicos, que têm necessidade de conhecer os padrões de qualidade dos artigos e dos seus respectivos veículos de divulgação", disse Sueli à Agência FAPESP. "Outro objetivo é trabalhar a melhoria da qualidade das revistas científicas existentes, com base em normas e padrões internacionais."
Além de teorias de preparação de textos e de criação de novas publicações, o leitor poderá contar com uma ampla discussão sobre a trajetória das revistas científicas no Brasil e no mundo.
Ao todo são nove artigos, escritos por 14 especialistas. A obra é dividida em quatro partes: Revendo critérios referentes à autoria científica, Revendo critérios referentes à editoria científica, Revendo critérios referentes à revista eletrônica e Revendo critérios referentes ao conteúdo e à forma das revistas em comunicação.
Dentro da primeira parte, o capítulo Instrumental aos autores para preparação de trabalhos científicos tem como autores Rosaly Fávero Krzyzanowski, coordenadora do Centro de Documentação e Informação da FAPESP, a bibliotecária e consultora Maria Cecilia Gonzaga Ferreira, e Ridelci Medeiros, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O livro apresenta assuntos diversos, como as etapas de preparo de um manuscrito para submissão a um periódico, os processos de autoria e co-autoria, os critérios de qualidade e avaliação de revistas científicas, arquivos e protocolos abertos e as revistas de comunicação no âmbito ibero-americano.
"Um dos pontos fundamentais abordados é a digitalização de publicações científicas. A criação de uma revista eletrônica não significa apenas transformar seu conteúdo impresso em linguagem HTML", explica Sueli, que é também coordenadora da Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa (Portcom).
"Pensando nessa questão, o livro propõe a utilização de softwares de gerenciamento do fluxo editorial que controlam os detalhes importantes de uma publicação. Isso inclui, por exemplo, a proteção dos direitos autorais e a garantia de acesso permanente aos conteúdos. Com o passar dos anos, as tecnologias digitais se modificam e os leitores precisam continuar tendo acesso aos documentos", diz Sueli.
A autora explica que, além de se preocupar com a preservação digital dos conteúdos na internet, os softwares de gerenciamento fazem a indexação da revista com os mecanismos internacionais de divulgação científica, promovendo o reconhecimento dos artigos mundialmente.
Mais informações: www.ra.inf.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.