Banca virtual
21 de novembro de 2003

Defesa de dissertação na Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com participação on-line de integrante da banca examinadora, que estava nos Estados Unidos. Experimento é parte da cooperação entre a UFRJ e a Universidade de Massachusetts

Banca virtual

Defesa de dissertação na Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com participação on-line de integrante da banca examinadora, que estava nos Estados Unidos. Experimento é parte da cooperação entre a UFRJ e a Universidade de Massachusetts

21 de novembro de 2003

 

Agência FAPESP - Pela primeira vez na história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a defesa de uma dissertação de mestrado contou com a participação de um integrante da banca que não estava presente fisicamente. Dos Estados Unidos, o professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Massachusetts, Donald Towsley, acompanhou a defesa feita por um aluno na UFRJ.

A comunicação foi feita via videoconferência por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), no Brasil, e da Internet2, nos Estados Unidos. De acordo com informações divulgadas pela RNP, o experimento fez parte de um projeto de cooperação internacional entre o laboratório de Modelagem, Análise e Desenvolvimento de Redes e Sistemas de Computação (Land), que funciona na Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (Coppe), da UFRJ, e o laboratório de redes de computadores da Universidade de Massachusetts, em Amherst.

O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela National Science Foundation, dos Estados Unidos, e envolve experimentos conjuntos na área de transmissão de voz e vídeo pela rede.

"Como parte dessa cooperação, surgiu a idéia de criar um curso de pós-graduação virtual para que os alunos brasileiros e norte-americanos trabalhassem em parceria", disse Edmundo de Souza e Silva, coordenador do Land, em entrevista publicada no site da RNP. "Para isso, produzimos uma ferramenta de videoconferência que, além de facilitar a interação dos alunos, pudesse servir também como laboratório. A inovação deu certo e passamos a fazer seminários pela rede e, agora, também uma defesa de dissertação."


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