Inpa lança jogo educativo com três espécies de peixes para ensinar a alunos do ensino médio conceitos de geografia, genética e biologia (foto: Jaqueline Batista/Inpa)

Bagres que ensinam
10 de novembro de 2005

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia lança jogo educativo com três espécies de peixes para ensinar a alunos do ensino médio conceitos de geografia, genética e biologia

Bagres que ensinam

10 de novembro de 2005

Agência FAPESP - Bagres são os mais novos personagens para ajudar a aprender geografia, genética e biologia. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) lançou, na quarta-feira (9/11), o jogo educativo Piradados, que ensina sobre a migração de três espécies de bagres da região amazônica: dourada, piramutaba e piraíba.

O lançamento faz parte do projeto "Biologia molecular na identificação de estoques pesqueiros: Popularização do conhecimento científico", do Inpa. Os alunos de ensino médio do Instituto de Educação do Amazonas e da Escola Estadual Isaac Swerner, em Manaus, são os primeiros a receber o jogo, com orientação de uso de pesquisadores do instituto.

"O Piradados foi elaborado a partir dos resultados do projeto Pirada, que estuda a genética dos bagres da região, responsáveis pela maior migração em água doce no mundo", disse Kyara Formiga de Aquino, do Laboratório Temático de Biologia Molecular do Inpa e coordenadora do projeto, em comunicado do instituto.

O jogo é composto por um questionário de 40 perguntas sobre conceitos de genética e o ciclo de vida dos bagres migradores, um tabuleiro e três kits, um para cada uma das espécies estudadas. Os kits contêm fotos, tabuleiro, peças que representam os peixes, fichas com dados sobre eles e uma tabela a ser preenchida ao final. "O jogo serve de instrumento para conscientização das comunidades ribeirinhas, ligadas direta ou indiretamente à pesca dos grandes bagres, de uma forma simples e fácil", afirma Kyara.

O próximo passo, explica a pesquisadora, será verificar o interesse e a funcionalidade do jogo entre os estudantes, de modo a poder validar o título no Ministério da Educação e fazer o registro do produto. O Piradados tem financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Mais informações: www.inpa.gov.br