Uma equipe de estudantes de engenharia do Rio Grande do Norte e outra de Bauru (SP) ficam em primeiro e segundo lugares na SAE AeroDesign East, na Flórida
Uma equipe de estudantes de engenharia do Rio Grande do Norte e outra de Bauru (SP) ficam em primeiro e segundo lugares na SAE AeroDesign East, na Flórida
Participaram da competição, na Classe Regular, 32 equipes. Além do Brasil, tiveram representantes na importante competição, voltada a estudantes de engenharia e organizada pela Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE), os Estados Unidos, o Canadá e Porto Rico.
Os times foram avaliados pelo projeto e pela construção de aeronaves em escala reduzida. Além de provas estáticas também foram feitos testes de vôo. Nesse caso, a capacidade de voar foi aliada ao peso das cargas úteis que são sempre crescentes.
A equipe Car-Kará recebeu um prêmio de US$ 1 mil. O time da UFRN foi considerado o melhor nos quesitos Provas Estáticas (relatório, plantas e gráfico de previsão de carga) e Maior Levantamento de Peso. Os vice-campeões – a equipe Canarinho é formada por alunos do quinto ano do curso de engenharia da Unesp de Bauru – construíram um protótipo de 1,52 metro de envergadura por 1,52 metro de comprimento e com 3,5 quilos de peso.
Não foi a primeira vez que as equipes brasileiras brilharam nessa competição internacional. Em 2002, a equipe Hércules/Abraraquaçu, da Escola de Engenharia da USP São Carlos, sagrou-se campeã. Além disso, foram vice-campeãs as equipes Cefast, do Cefet Minas (2000), a Aer2001, do ITA (2001), e a CEAV/UAV, da Universidade Federal de Minas Gerais (2004).
Na Classe Aberta, outra categoria disputada por brasileiros no campeonato do início de abril, a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), encerrou sua participação com um quarto lugar. Nesse grupo competiram apenas sete equipes. A Classe Micro não teve a participação de times brasileiros.
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