O chip de silício pode ser montado com centenas de anticorpos diferentes

Avaliação médica instantânea
26 de janeiro de 2004

Um pequeno chip que promete dizer ao médico com mais velocidade e precisão se o coração transplantado está ou não infectado por algum tipo de vírus acaba de ser apresentando nos Estados Unidos

Avaliação médica instantânea

26 de janeiro de 2004

O chip de silício pode ser montado com centenas de anticorpos diferentes

Agência FAPESP - A tecnologia em escala nanométrica acaba de permitir mais uma inovação. Cientistas do Instituto de Física dos Estados Unidos e da Universidade Des Moines, também norte-americana, desenvolveram um pequeno chip de silício que consegue, com mais rapidez e precisão, detectar se existe algum tipo de vírus no sangue.

De acordo com os pesquisadores, o dispositivo, batizado de VirChip, será útil, por exemplo, em pessoas que acabam de receber um coração novo. Apenas com uma mostra de sangue do paciente a equipe médica poderá saber, por exemplo, se existe alguma infecção em curso logo após a cirurgia.

O novo dispositivo tem seis milímetros de diâmetro, mas os terminais que capturam o vírus para posterior análise foram todos feitos com base na nanotecnologia.

Um mesmo chip pode ser montado com centenas de anticorpos diferentes. Depois que o vírus se gruda ao novo equipamento, ele pode ser estudado em um tipo de microscópio feito especialmente a tarefa. Segundo os cientistas norte-americanos, o vírus a ser analisado não tem nenhuma das suas estruturas destruídas.

Depois de apresentar o invento ao mundo científico, na semana passada, os pesquisadores vão publicar um artigo para descrever a construção do pequeno chip, que sairá na edição de março da revista Nanotechnology.