IEA-USP lança nova edição da revista Estudos Avançados em evento na quinta (5/5). Destaque é dossiê sobre a Amazônia, com artigos e entrevistas de pesquisadores como Bertha Becker, Hervé Théry e Aziz Ab’Sáber
IEA-USP lança nova edição da revista Estudos Avançados em evento na quinta (5/5). Destaque é dossiê sobre a Amazônia, com artigos e entrevistas de pesquisadores como Bertha Becker, Hervé Théry e Aziz Ab’Sáber
O evento terá uma exposição de Alfredo Bosi, editor da revista, sobre o conteúdo da edição, seguida por uma apresentação musical com peças de Villa-Lobos. O lançamento será no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, na Cidade Universitária, em São Paulo, a partir das 17h30.
O destaque da nova edição da revista é o Dossiê Amazônia I, com diversos artigos em que especialistas discutem questões importantes ligadas à região. Entre os convidados estão a geógrafa Bertha Becker, com o artigo Geopolítica da Amazônia, o cientista político Marcos Chor Maio, com A Unesco e o projeto de criação de um laboratório científico Internacional na Amazônia, e Hervé Théry, diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, com Situações da Amazônia no Brasil e no continente.
O dossiê traz ainda entrevistas com o geógrafo Aziz Ab’Sáber sobre problemas da Amazônia brasileira e com o biólogo e geneticista Warwick Kerr sobre índios e abelhas da região.
Em Assuntos Internacionais, a edição 53 de Estudos Avançados apresenta dois artigos: A crise do sistema internacional, do embaixador Rubens Ricupero, secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), e Brasil, política multilateral e Nações Unidas, de Ronaldo Mota Sardenberg, embaixador brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU).
Na seção Memória, Ricupero lembra a importância do economista Celso Furtado (1920-2004) para o pensamento social brasileiro.
A revista, com 378 páginas, custa R$ 30. Mais informações: www.usp.br/iea/revista.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.