Aulas de microscopia eletrônica no YouTube | AGÊNCIA FAPESP

Laboratório Nacional de Nanotecnologia divulga curso com aulas de pesquisadores do Brasil e do exterior. Vídeos já foram vistos por pessoas de mais de 40 países

Aulas de microscopia eletrônica no YouTube

04 de outubro de 2012

Agência FAPESP – O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) está publicando em seu canal do YouTube uma série de videoaulas sobre microscopia eletrônica de transmissão com, em média, 1 hora e 20 minutos de duração.

O curso já conta com nove aulas que, em pouco mais de um mês, tiveram mais de 2 mil visualizações. De acordo com as estatísticas do YouTube, as aulas estão atraindo o interesse do público de mais de 40 países.

Os vídeos foram gravados durante o 4º Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão, realizado em janeiro de 2012 e que abordou aspectos fundamentais e tópicos avançados de microscopia eletrônica, incluindo aplicações de difração, espectroscopia de perda de energia e técnicas de microscopia in situ.

As aulas foram transmitidas ao vivo pela internet e acompanhadas em tempo real por mais de 750 pessoas, número que agora multiplicou com a publicação no YouTube. Trata-se do primeiro curso sobre microscopia eletrônica organizado no formato de aulas ministradas por especialistas de vários países e disponível na web.

Até o momento, foram disponibilizadas nove aulas ministradas por pesquisadores do próprio LNNano – Carlos Inoki, Jefferson Bettini e Luiz Fernando Zagonel – e por convidados – Mathieu Kociak (Universidade Paris Sud, França), Thomas Hansen (Technical University of Denmark, Dinamarca), Raúl Arenal (Instituto Nanociencia de Aragon, Espanha), Marin van Heel (Leiden University/Imperial College London, Holanda/Reino Unido) e André Luiz Pinto (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).

Outras aulas estão em processo de edição e serão disponibilizadas em breve.

O LNNano integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, responsável também pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio) e Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Mais informações: www.youtube.com/user/NanotecLNNano
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados