Foto: Instituto Fraunhofer

Atrasar ou cumprir tabela?
05 de dezembro de 2003

Instituto Fraunhofer, da Alemanha, desenvolve software que mostra o impacto no sistema de transporte público de uma cidade se houver atraso em alguma conexão. Com isso, um ônibus pode sair além de seu horário para esperar os passageiros de um trem que atrasou, sabendo que não afetará negativamente o sistema

Atrasar ou cumprir tabela?

Instituto Fraunhofer, da Alemanha, desenvolve software que mostra o impacto no sistema de transporte público de uma cidade se houver atraso em alguma conexão. Com isso, um ônibus pode sair além de seu horário para esperar os passageiros de um trem que atrasou, sabendo que não afetará negativamente o sistema

05 de dezembro de 2003

Foto: Instituto Fraunhofer

 

Agência FAPESP - Esperar ou não esperar um trem chegar na estação para engatar a primeira no ônibus e sair na hora marcada pelas tabelas de horários? Essa dúvida, comum a motoristas no mundo inteiro, é particularmente importante quando se trata de sistemas de transporte com redes complexas de interligações.

Se, por um lado, sair na hora certa é um sinal claro de eficiência do sistema, de outro isso pode significar que muitos passageiros não conseguiram entrar no veículo. O que pode ter ocorrido de forma involuntária, por que o trem, por algum motivo, não chegou na hora certa.

Para ajudar na decisão, o Instituto Fraunhofer para Matemática Industrial, da cidade de Kaiserslautern, na Alemanha, desenvolveu um programa de computador que está pronto para se tornar um produto comercial. Com base em informações fornecidas pelas empresas de transporte, como rotas e horários de partidas e saídas, o software consegue gerenciar as diversas variáveis e mostrar qual será o impacto para os usuários, num determinado ponto da rede com conexão de passageiros, se houver um atraso na partida.

Para os pesquisadores do instituto alemão, o programa, em hipótese alguma, dispensa a necessidade do ser humano decidir pelo atraso ou pela pontualidade. Em compensação, pode ser considerado uma ferramenta poderosa para que a decisão seja tomada com mais segurança.

Segundo o professor Michael Schröder, responsável pelo projeto, o software deixa os controladores mais confortáveis no gerenciamento das redes, por identificar os pontos de conflito e, ao mesmo tempo, indicar alternativas possíveis para que o sistema seja o menos impactado possível.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.