Atlas brasileiro em DVD
30 de dezembro de 2004

IBGE lança ferramenta para consulta de estatísticas e mapas em disco digital. É o maior volume de informações já reunidas pelo instituto em uma única publicação, com um total de 3 GB

Atlas brasileiro em DVD

IBGE lança ferramenta para consulta de estatísticas e mapas em disco digital. É o maior volume de informações já reunidas pelo instituto em uma única publicação, com um total de 3 GB

30 de dezembro de 2004

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança em março sua primeira publicação em formato de DVD. O Atlas Nacional Digital do Brasil trará o maior volume de informações já reunidas pelo instituto em uma única publicação, em um total de três gigabytes (GB).

São 420 mapas do Brasil e do mundo, 1.030 fotos e imagens de satélite, 532 textos, 30 vídeos e um glossário com 760 termos técnicos, tudo em um único disco digital. O conteúdo engloba dados do Atlas Nacional (de 2001), do Atlas do Censo Demográfico 2000 (publicado em 2003), do Atlas do Saneamento e do Atlas Geográfico Escolar (ambos publicados em 2004).

De acordo com o IBGE, o DVD conta ainda com uma série de dados cartográficos, como limites político-administrativos, rodovias, rios, sede dos municípios e áreas de preservação, além de estatísticas dos censos demográficos de 1970 a 2000 e do censo agropecuário de 1996.

Com 1.410 camadas de informações totalmente navegáveis, o atlas é formado também por um banco de dados com serviços de busca por palavras-chave. O conteúdo está organizado em dez temas: Político, Meio ambiente, Demografia, Urbanização, Industria e Serviços, Agropecuária, Saúde, Educação, Infra-estrutura, Inserção do Brasil no Mundo.

O Atlas Nacional Digital do Brasil será vendido nas livrarias do IBGE em todas as capitais do país a partir de março de 2005. Também poderá ser adquirido via internet, na livraria digital do instituto, em www.ibge.gov.br. O preço do DVD ainda será definido.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.