Premiação ocorreu em São Francisco, Califórnia, no mês de janeiro (foto: divulgação)
Paper é fruto da tese de doutorado de Marcelo José do Carmo, desenvolvida na UFSCar
Paper é fruto da tese de doutorado de Marcelo José do Carmo, desenvolvida na UFSCar
Premiação ocorreu em São Francisco, Califórnia, no mês de janeiro (foto: divulgação)
Agência FAPESP – Os professores Marcelo José do Carmo, Mário Sacomano Neto e Julio Cesar Donadone, todos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), receberam o “Warren Samuels Prize” no encontro anual da American Economic Association (Estados Unidos) em reconhecimento ao artigo Financialisation in Big Tech Companies: Shareholders, Capital and Labour.
Resultado da tese de doutorado de Carmo, o artigo apresenta um estudo empírico sobre a financeirização em grandes empresas de tecnologia: Apple, Amazon, Facebook, Google e Microsoft. Os principais indicadores de financeirização observados nas empresas incluem a composição acionária, fusões e aquisições, dividendos e recompras de ações e remuneração a executivos.
O estudo explora como os indicadores de financeirização das chamadas big techs são acompanhados por empregos precários e baixos salários para os trabalhadores. Com base nas finanças e na economia política, o estudo contribui para a compreensão das desigualdades e da influência das finanças na economia.
O artigo teve coautoria de Neto e Donadone, ambos também docentes do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar.
O prêmio leva o nome do economista Warren Samuels, que teve uma grande participação na Association for Social Economics, servindo-a em várias capacidades, incluindo como presidente e membro do conselho editorial da Review of Social Economy.
A homenagem é concedida a artigo que melhor exemplifique um trabalho acadêmico de alta qualidade, que possa ser importante para a economia social e tenha amplo apelo entre disciplinas.
A premiação ocorreu em São Francisco, Califórnia, no mês de janeiro.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.