Ares rumo a Marte
10 de julho de 2006

Nasa divulga nomes e características técnicas da nova geração de foguetes, prevista para levar o homem de volta à Lua e, em seguida, ao planeta vermelho

Ares rumo a Marte

Nasa divulga nomes e características técnicas da nova geração de foguetes, prevista para levar o homem de volta à Lua e, em seguida, ao planeta vermelho

10 de julho de 2006

 

Agência FAPESP - Mercury, Gemini, Apolo e, agora, Ares. A Nasa, agência especial norte-americana, anunciou o nome de sua nova geração de foguetes. São as espaçonaves da Visão da Exploração Espacial, anunciada pelo presidente George W. Bush em 2004, que deverão ajudar o homem a retornar à Lua e, em seguida, chegar aonde sempre sonhou: Marte.

O nome vem do deus grego da guerra – Marte para os romanos. O foguete que levará astronautas terá o nome Ares 1 e o veículo para carga, que será usado para a construção da base lunar, será o Ares 5.

"Homenageamos o passado com a escolha dos números e saudamos o futuro com um nome em consonância com a missão de exploração da agência", disse Scott Horowitz, administrador associado da Diretoria da Missão de Sistemas de Exploração da Nasa.

Os números 1 e 5 remetem ao programa Apolo, que levou o homem à Lua em 1969. No programa, os foguetes Saturno 1 e Saturno 5 foram os primeiros concebidos e desenvolvidos especialmente para a exploração humana do espaço.

A Nasa ainda não decidiu o nome da nave conhecida por enquanto apenas como "veículo de exploração tripulado" (CEV, na sigla em inglês), que substituirá o ônibus espacial por volta de 2014. O CEV será lançado a partir do Ares 1, que terá capacidade para levar mais de 25 toneladas até a órbita terrestre baixa.

O Ares 5 usará cinco propulsores movidos por uma mistura de oxigênio líquido com hidrogênio líquido e dois segmentos que usarão combustível sólido para o primeiro estágio de lançamento. O cargueiro espacial terá 110 metros e poderá levar mais de 130 mil quilos.

Mais informações: www.nasa.gov.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.