MCT e Fundo para a Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas acertam parceria que inclui a colaboração em programas de agricultura familiar e segurança alimentar, a serem financiados pelo Fundo de Agronegócios (CT-Agro)
MCT e Fundo para a Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas acertam parceria que inclui a colaboração em programas de agricultura familiar e segurança alimentar, a serem financiados pelo Fundo de Agronegócios (CT-Agro)
De acordo com o MCT, a partir de agora, a FAO deverá prestar consultoria e assessoramento técnico e científico a projetos desenvolvidos pelo ministério. Na primeira ação, o órgão internacional irá participar da definição e execução dos programas de agricultura familiar e segurança alimentar a serem financiados pelo Fundo de Agronegócios (CT-Agro).
Também participarão dos programas a Secretaria de Agricultura Familiar (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
Além de acertar o apoio técnico, Rollemberg também apresentou dois projetos de agricultura familiar e produção de alimentos para o programa TeleFood. Semelhante ao programa Criança Esperança, desenvolvido há anos no Brasil, o TeleFood é um fundo internacional bancado por artistas e pela Organização das Nações Unidas, criado especialmente para financiar o desenvolvimento dos meios de produção e melhorar a alimentação de comunidades carentes.
O primeiro projeto apresentado é na área de agricultura urbana e será desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade de Águas Lindas, próxima ao Distrito Federal. Técnicas de reciclagem e cultivo deverão ser repassadas a cerca de 80 famílias, para a melhoria do nível nutricional da alimentação.
O segundo projeto é voltado para a agricultura orgânica e pretende melhorar a qualidade dos alimentos produzidos por pequenos núcleos rurais da cidade de Formosa, também no entorno do DF.
A participação dos programas do MCT no TeleFood ainda será avaliada pela FAO. Caso seja aprovada, até cinco projetos de produção alimentar aplicada poderão receber US$ 10 mil cada um para custeio das atividades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.