Panorama da produção científica paulista será mostrado em Belo Horizonte, durante 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 16 a 22 de julho (foto: estande da FAPESP na 68ª SBPC, em 2016, na Bahia/Vera Sirin/Agência FAPESP)

Apoio à pesquisa em SP será destaque da FAPESP na Reunião Anual da SBPC
10 de julho de 2017

Panorama da produção científica paulista será mostrado em Belo Horizonte, durante 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 16 a 22 de julho

Apoio à pesquisa em SP será destaque da FAPESP na Reunião Anual da SBPC

Panorama da produção científica paulista será mostrado em Belo Horizonte, durante 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 16 a 22 de julho

10 de julho de 2017

Panorama da produção científica paulista será mostrado em Belo Horizonte, durante 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 16 a 22 de julho (foto: estande da FAPESP na 68ª SBPC, em 2016, na Bahia/Vera Sirin/Agência FAPESP)

 

Agência FAPESP – Com o tema “Inovação, Diversidade, Transformações” ocorrerá de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Realizada pela quinta vez na UFMG, a Reunião Anual da SBPC deste ano integra o calendário comemorativo dos 90 anos da universidade.

Desde a sua primeira edição, em 1948, o encontro científico tornou-se o maior do gênero na América Latina, configurando-se como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e do debate sobre as ações e as políticas públicas para a ciência e tecnologia desenvolvidas no Brasil.

Durante os sete dias do evento, pesquisadores, estudantes e público em geral poderão assistir as conferências, mesas-redondas, encontros, minicursos e sessões de pôsteres, visitar as instalações da SBPC Cultura, SBPC Jovem, ExpoT&C e participar do Dia da Família na Ciência, com destaque para o papel da ciência no cotidiano das pessoas, além de atividades com temáticas específicas.

Ao todo, o programa da 69ª Reunião Anual da SBPC compreende 69 conferências, 82 mesas-redondas, 57 minicursos, 16 sessões especiais, além de encontros, reuniões e assembleias, perfazendo mais de 240 atividades. A conferência de abertura da 69ª SBPC ocorrerá no domingo, 16 de julho, às 18h00, no Auditório Nobre - CAD 1.

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, vai participar das Mesas-redondas Ética na Ciência (17/07) e Educação Superior para o Mundo Contemporâneo (18/07), ambas coordenadas pela presidente da SBPC, Helena Nader. Já Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação e ex-reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), vai participar da Mesa-Redonda Os Desafios para o Futuro da Educação em Engenharia (17/07).

No dia 19/07, Eduardo Moacy Krieger, vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP, participará da Sessão Especial sobre os 60 anos da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

O coordenador do Programa BIOTA-FAPESP, Carlos Alfredo Joly, também estará entre os palestrantes. Na quinta-feira (20/07) ele vai proferir a palestra Os Desafios Nacionais para Conservação da Biodiversidade, além de coordenar a Mesa-Redonda sobre a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

Também no dia 20/07, durante a Assembleia Geral Extraordinária, o físico Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual vice-presidente da SBPC, tomará posse como novo presidente da entidade para o período 2017-2019.

Aberta ao público e com entrada gratuita, a Reunião Anual tem como objetivo principal popularizar e valorizar a produção científica nacional, inserindo-a no cotidiano das pessoas. Eventos com temas específicos também farão parte do evento.

Pesquisa, apoio e divulgação

Ao lado de diversos institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações ligadas ao ensino e à pesquisa da ciência, do Brasil e do Exterior, a FAPESP vai apresentar as diversas modalidades de fomento oferecidas pela Fundação e os principais programas de estímulo à pesquisa científica e tecnológica do Estado de São Paulo, no espaço dedicado à ExpoT&C.

Além dos programas, em sua 19ª participação na Reunião Anual da SBPC, a FAPESP destacará em seu estande sua Biblioteca Virtual (BV), que reúne informações sobre todos os projetos apoiados pela Fundação desde 1992, incluindo auxílios, bolsas e artigos científicos publicados, em uma plataforma digital recentemente reformulada.

Além da ExpoT&C, com produtos e serviços desenvolvidos por empresas, universidades, instituições de pesquisa e fomento, a apresentação e a discussão de ações e projetos em ciência, tecnologia e inovação terão espaço na SBPC Inovação, com o objetivo de estabelecer interfaces entre instituições públicas e privadas.

A SBPC Afro e Indígena vai promover a discussão com intelectuais negros e indígenas sobre temas como cultura, diversidade e direitos territoriais dos povos indígenas.

Voltada para professores do ensino fundamental e médio, a programação da SBPC Educação será realizada no campus da UFMG em Montes Claros, com conferências, mesas-redondas e minicursos. Já a SBPC Cultura terá manifestações culturais e artísticas no campus Pampulha e em outros espaços da UFMG na capital mineira.

Paralelamente à reunião, ocorre o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), com o tema Os impactos da ciência na sociedade, com o objetivo de promover a divulgação da ciência, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Mais informações sobre a 69ª Reunião Anual da SBPC podem ser obtidas no endereço http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/.

A programação completa do evento está disponível em http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/wp-content/uploads/2017/06/programacao-69RA-datas.pdf.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.