Usuários podem obter informações sobre as atividades culturais na universidade, acumular pontos e trocar por recompensas (foto: Entreartes / USP)
Usuários podem obter informações sobre as atividades culturais na universidade, acumular pontos e trocar por recompensas
Usuários podem obter informações sobre as atividades culturais na universidade, acumular pontos e trocar por recompensas
Usuários podem obter informações sobre as atividades culturais na universidade, acumular pontos e trocar por recompensas (foto: Entreartes / USP)
Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) anunciou o lançamento do Entreartes, aplicativo para divulgar o patrimônio cultural da universidade.
Disponível para iOS e Android, o aplicativo é gratuito e fornece informações sobre as atividades culturais oferecidas pela universidade e permite que o usuário acumule pontos e troque por brindes ou horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).
Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a ferramenta é resultado de uma parceria das pró-reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária, com a adesão dos museus, das unidades de ensino e pesquisa e dos órgãos centrais da USP.
Segundo a USP, a ideia é dar mais visibilidade e incentivar alunos, docentes e funcionários a participar das atividades culturais promovidas no âmbito universitário.
“A USP tem uma quantidade incrível de atividades culturais, quase todas gratuitas e em todas as áreas. São tantas que muitas vezes mesmo quem está na USP não consegue ficar sabendo de tudo o que acontece e acaba nem participando”, disse Marcelo de Andrade Roméro, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária.
Quando uma atividade cultural é inserida no sistema Apolo da USP por um museu, unidade ou pelo órgão central, o responsável pode optar pela participação no Programa Entreartes. O sistema gera um QR Code que deverá ser afixado em um local visível para que os visitantes possam fazer a identificação no aplicativo.
Quando o usuário participar de uma atividade cultural – visitar um museu, assistir a uma peça, filme, palestra ou concerto em algum campi da USP – deve aproximar o celular do QR Code disponível no local para gerar pontos, que poderão ser acumulados e trocados por livros da Edusp, cartões-postais dos museus da universidade, camisetas e moletons. Os pontos terão validade de um ano e poderão ser resgatados quando o participante acumular o número estabelecido.
Detentora de uma grande variedade de coleções, acervos, edifícios históricos, museus e bibliotecas, a USP também desenvolve uma intensa programação cultural regular, com as Orquestras Sinfônica (Osusp) e de Câmara (Ocam), os conjuntos corais do Coralusp, os núcleos de Teatro (Tusp) e Cinema (Cinusp), o Centro Universitário Maria Antonia e de diferentes atividades promovidas pelas unidades em todos os seus campi.
O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas lojas Apple e Google Play.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.