Curso do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar busca aprimorar o conhecimento técnico-científico com foco em materiais termoplásticos
Curso do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar busca aprimorar o conhecimento técnico-científico com foco em materiais termoplásticos
Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para o primeiro módulo do curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos, oferecido pelo Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros (NRPP) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar.
O curso é composto por oito módulos de 24 horas cada um e as aulas serão ministradas no DEMa pelos professores da UFSCar. De acordo com a organização, o conteúdo é o mesmo utilizado na formação de engenheiros de materiais especializados em polímeros da universidade.
As aulas são direcionadas a químicos, físicos, engenheiros mecânicos, engenheiros químicos, engenheiros de materiais e outros profissionais da indústria que atuam na área de plásticos carentes de conhecimento técnico-científico, especialmente em materiais termoplásticos.
O foco principal do curso é a capacitação dos profissionais para a resolução de problemas industriais, por meio da identificação da relação entre a característica final do produto e sua estrutura, assim como as condições de processo de fabricação a que foi submetido.
O primeiro módulo, “Introdução a materiais poliméricos”, será realizado entre 27 e 29 de abril. Os próximos ocorrerão a cada dois dias de cada mês, até novembro.
Os temas seguintes são: “Estrutura e Propriedades de Polímeros”, “Fundamentos de Reologia”, “Extrusão de Termoplásticos”, “Moldagem por Injeção de Termoplásticos”, “Propriedades de Engenharia dos Termoplásticos”, “Compósitos de Termoplásticos” e “Blendas Poliméricas”.
Mais informações: www.dema.ufscar.br/nrpp/cursos/index.html, fmfaro@ufscar.br ou (16) 3351-8514.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.