A premiação ocorre todos os anos após a escola Journeys into Theoretical Physics (imagem: divulgação)

Prêmios
Anunciados os vencedores do Prêmio Jovens Físicos 2024
04 de dezembro de 2024

Premiação inclui remunerações em dinheiro e convite para participar de um curso de mestrado no Canadá

Prêmios
Anunciados os vencedores do Prêmio Jovens Físicos 2024

Premiação inclui remunerações em dinheiro e convite para participar de um curso de mestrado no Canadá

04 de dezembro de 2024

A premiação ocorre todos os anos após a escola Journeys into Theoretical Physics (imagem: divulgação)

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) anunciou os vencedores da edição 2024 do Prêmio Jovens Físicos, realizada no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), capital paulista.

O primeiro lugar foi conquistado por Vicente Viater Figueira, aluno do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Em segundo, ficou Rennan Gomes de Albuquerque, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A terceira colocação foi para Diana Cruz Pestana, bolsista da FAPESP e também aluna do IF-USP. Em quarto lugar, ficou Santiago Ferreyra, do Instituto Balseiro, em Bariloche (Argentina). Matheus Balisa Pauliquevis, do IF-USP e ex-bolsista da FAPESP, conquistou o quinto lugar.

Criada em 2004, a competição premia os melhores alunos de graduação em física por meio de uma prova escrita. Além do reconhecimento, os cinco melhores colocados recebem prêmios em dinheiro.

A premiação ocorre todos os anos após a escola Journeys into Theoretical Physics, organizada pelo ICTP-SAIFR, IFT-Unesp e Instituto Perimeter de Física Teórica (Canadá) para alunos do último ano de graduação. Os melhores colocados são convidados a participar de um mestrado internacional conjunto entre ICTP-SAIFR/IFT-Unesp e Perimeter.

Rennan Albuquerque, segundo colocado, destaca o impacto do prêmio em sua trajetória acadêmica. “Eu diria que o Prêmio Jovens Físicos estimula a ampliar a cultura em física, considerando que a prova contém questões com assuntos variados e que você não sabe quais são até realizá-la”, disse à Assessoria de Imprensa do ICTP-SAIFR.

Já Diana Pestana, que conquistou o terceiro lugar, reflete sobre os desafios e as recompensas da carreira científica. Segundo ela, embora a trajetória seja “desafiadora”, com momentos de insegurança frente ao desconhecimento, os obstáculos podem ser superados com “tempo, calma e leitura”.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.