Eduardo Batalha Viveiros de Castro, professor da UFRJ, foi escolhido o vencedor da premiação concedida pelo CNPq, pelos estudos e pesquisas feitos sobre a comunidade indígena, em especial os Araweté
Eduardo Batalha Viveiros de Castro, professor da UFRJ, foi escolhido o vencedor da premiação concedida pelo CNPq, pelos estudos e pesquisas feitos sobre a comunidade indígena, em especial os Araweté
Segundo o CNPq, a escolha foi pautada pelos estudos e pesquisas feitos sobre a comunidade indígena, em especial os araweté. Entre as principais obras do antropólogo estão Araweté - O Povo de Ipixuna, A Inconstância da Alma Selvagem e From the Enemy's Point of View - Humanity and Divinity in an Amazonian Society, publicada pela Universidade de Chicago.
Viveiros de Castro foi também professor na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, na França, na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
A comissão julgadora escolheu ainda Júnia Ferreira Furtado, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, para receber uma menção honrosa, por seus trabalhos sobre o período colonial, nos quais enfatizou questões de gênero e raça.
O Prêmio Érico Vannucci Mendes foi instituído em 1988 e é destinado àqueles que se destacam por realizar estudos e pesquisas sobre a cultura brasileira, contribuindo para a preservação da memória cultural, especialmente as tradições populares e os traços culturais das minorias étnicas e sociais. Para 2004, foram inscritos 14 pesquisadores.
A premiação é de R$ 5 mil e será entregue no dia 18 de julho, na abertura da Reunião Anual da SBPC, em Cuiabá (MT).
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.