Imagem feita a partir de fotos tiradas pela nave Cassini a 64,9 milhões de km de Saturno (Nasa)

Anéis em alta resolução
27 de fevereiro de 2004

A quatro meses de sua chegada a Saturno, a espaçonave Cassini, da Nasa, passa a tirar fotos com riqueza de detalhes cada vez maior do planeta que orbitará por quatro anos

Anéis em alta resolução

27 de fevereiro de 2004

Agência FAPESP - À medida que se aproxima de Saturno, a espaçonave Cassini passa a tirar fotos cada vez melhores e mais detalhadas do segundo maior planeta do Sistema Solar

Na mais recente, divulgada na sexta-feira (27/2), Saturno é visto a 64,9 milhões de quilômetros. Detalhes de seus anéis e da sua atmosfera são vistos com maior nitidez e é possível identificar regiões com apenas 540 quilômetros de extensão, na versão em alta resolução. A imagem vista nesta página foi montada a partir de uma série de fotos feitas com diferentes câmeras, exposições e filtros.

"Queremos que todos aproveitem a chegada a esse magnífico sistema planetário", disse Carolyn Porco, chefe da equipe de imagens do Instituto de Ciências Espaciais de Bolder, no Colorado. Segundo ela, o objetivo é divulgar "cartões-postais", que mostrem a aproximação ao planeta, por enquanto semanalmente e diariamente à medida que a nave chegue ao destino, o que deve ocorrer em 1º de julho.

A Cassini-Huygens é uma missão da Nasa, a agência espacial norte-americana, em parceria com a Agência Espacial Européia e a Agência Espacial Italiana. Até o momento, a nave percorreu cerca de 3,5 bilhões de quilômetros desde a sua decolagem, em outubro de 1997.

Em abril, a espaçonave deve começar a enviar imagens de Titã, o maior satélite de Saturno. Segundo o cronograma da Nasa, no mês seguinte está previsto o início do envio de vídeos e o sobrevôo de outro satélite, Febe.

A partir da chegada, no primeiro dia de julho, a Cassini começará uma missão de quatro anos em órbita do planeta. Em janeiro de 2005, irá soltar a sonda Huygens, que atravessará a densa atmosfera de Titã e deverá se chocar contra seu oceano gasoso. O nome da sonda é uma homenagem ao astrônomo holandês Christian Huygens, que descobriu o satélite em 1655.

Mais informações e fotos em alta resolução estão disponíveis no site da missão, em http://saturn.jpl.nasa.gov.