USP lança pedra fundamental do primeiro prédio ambientalmente sustentável que abrigará centro de pesquisa sobre o tema
USP lança pedra fundamental do primeiro prédio ambientalmente sustentável que abrigará centro de pesquisa sobre o tema
Agência FAPESP – A pedra fundamental da primeira edificação ambientalmente sustentável da Universidade de São Paulo (USP) foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (12/12), na capital paulista, onde será instalado o Centro de Estudos de Clima e Ambientes Sustentáveis (Cecas).
O projeto do novo prédio, que nasceu da parceria entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), integrará pesquisas multidisciplinares de várias unidades da universidade. Ele será construído na confluência da Rua do Matão com a travessa 5 da Cidade Universitária, com recursos da ordem de R$ 5 milhões.
A edificação abrigará a Rede Temática sobre Mudanças Globais, o Centro de Ciências da Terra e do Ambiente e o Laboratório de Modelos para a Sustentabilidade das Construções. O diretor do projeto da edificação é Marcelo de Andrade Romero, vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. A previsão é que a obra seja concluída até 2011.
Trata-se de um edifício modelo com três pavimentos e área de seis mil metros quadrados, planejado para gerar toda a energia elétrica a ser consumida na etapa de uso e operação por meio da instalação de tecnologias avançadas disponíveis no mercado. O edifício funcionará a partir de conceitos de sustentabilidade e redução do impacto ambiental.
Foram considerados três pressupostos básicos na construção da edificação: a maximização da relação arquitetura versus clima, como forma de reduzir os futuros consumos energéticos, a utilização das tecnologias ativas com baixo consumo de energia e a implantação de iniciativas de sustentabilidade e reduzido impacto ambiental durante as etapas de construção, uso e operação do edifício.
Estão previstos, entre outras tecnologias, o controle da radiação solar por meio de protetores solares automatizados, resfriamento do ar pelo solo, geração de energia elétrica por meio de efeito fotovoltaico, utilização de materiais de construção com conteúdo reciclado e captação de água de chuva para reaproveitamento em bacias sanitárias e irrigação de jardim.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.