PUC do Rio de Janeiro inaugura Laboratório de Engenharia Veicular para desenvolver pesquisas que possam levar à substituição do diesel pelo gás natural em veículos. Finep entra com R$ 2 milhões no projeto e a Petrobras com R$ 1,6 milhão
PUC do Rio de Janeiro inaugura Laboratório de Engenharia Veicular para desenvolver pesquisas que possam levar à substituição do diesel pelo gás natural em veículos. Finep entra com R$ 2 milhões no projeto e a Petrobras com R$ 1,6 milhão
Agência FAPESP - A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) inaugurou, dia 22, o Laboratório de Engenharia Veicular (LEV), que pretende combinar pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços orientados para a indústria automotiva.
A idéia é desenvolver pesquisas em duas áreas principais: a de testes em veículos, onde serão realizadas as inspeções de segurança veicular e os testes de emissões, e a de testes em motores. Os pesquisadores do LEV farão experimentos centrados na substituição do diesel – que o Brasil importa na razão de 12% do que é consumido – pelo gás natural, produto que chega a ser reinjetado em poços de tão abundante que ele é no país.
"Os estudos estarão direcionados para pesquisas de utilização do gás natural em motores a diesel", disse Sérgio Braga, coordenador do projeto e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, à Agência FAPESP. "Além da melhoria ambiental, a redução de custos e a diminuição das importações são outras grandes vantagens da utilização do gás."
As instalações e os equipamentos do LEV foram financiados pela
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que liberou R$ 2 milhões
para o projeto, e pela Petrobras, que entrou com R$ 1,6 milhão.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.