Alta velocidade em Pernambuco
07 de junho de 2005

RNP lança Rede Metropolitana para Educação e Pesquisa do Recife, com capacidade para troca de dados à velocidade de 1 gigabits por segundo

Alta velocidade em Pernambuco

RNP lança Rede Metropolitana para Educação e Pesquisa do Recife, com capacidade para troca de dados à velocidade de 1 gigabits por segundo

07 de junho de 2005

 

Agência FAPESP - A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) lançou na segunda-feira (6/6), a Rede Metropolitana para Educação e Pesquisa do Recife. Trata-se de uma rede de informática de alto desempenho, com capacidade para troca de dados à velocidade de 1 gigabits por segundo.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a rede interligará mais de vinte instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco, permitindo uma série de aplicações, como educação a distância, telefonia via internet (VoIP), telemedicina e videoconferência.

A Rede Metropolitana do Recife, projeto da RNP financiado pelo MCT, faz parte da grande estrutura nacional (backbone) que interliga todos os estados do país. O projeto utiliza a tecnologia de gigabit ethernet, o que a coloca em pé de igualdade com sistemas informacionais da Europa e dos Estados Unidos.

Foi também assinado um protocolo de intenção entre o MCT e as instituições-âncora – Universidade Federal de Pernambuco, Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Empresa Municipal de Informática, entre outras – e apresentados os membros do comitê gestor da rede.

Mais informações: : www.rnp.br.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.