Fiocruz coordenará Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano, que terá como modelo a rede brasileira, que arrecada por ano cerca de 114 mil litros
Fiocruz coordenará Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano, que terá como modelo a rede brasileira, que arrecada por ano cerca de 114 mil litros
A rede será coordenada pela equipe do Centro Latino-Americano de Tecnologia e Informação em Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e assessorada por um comitê ibero-americano.
Segundo a Fiocruz, o trabalho realizado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) servirá de modelo e apoiará tecnicamente os ministérios da Saúde dos países envolvidos na elaboração do projeto de implantação e implementação dos BLH, como Espanha, Paraguai, Argentina, Venezuela, Bolívia e Uruguai.
A Rede BLH-BR, que conta com 190 unidades em funcionamento e 29 postos de coleta, foi iniciada a partir de um centro de referência instalado desde 1943 no Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade materno-infantil da Fiocruz.
A rede arrecada por ano cerca de 114 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e são distribuídos a mais de 130 mil recém-nascidos. Conta ainda com a participação de 90 mil mães, que contribuem voluntariamente com o programa de doação de leite humano.
Mais informações: www.fiocruz.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.