Agência Dinheiro Vivo lança Projeto Brasil
22 de outubro de 2003

Iniciativa quer abrir espaço para manifestação do pensamento independente sobre políticas públicas no país e organizar a discussão de temas estratégicos para o desenvolvimento

Agência Dinheiro Vivo lança Projeto Brasil

Iniciativa quer abrir espaço para manifestação do pensamento independente sobre políticas públicas no país e organizar a discussão de temas estratégicos para o desenvolvimento

22 de outubro de 2003

 

Agência FAPESP - Foi lançado na terça-feira (21/10), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Projeto Brasil, iniciativa da Agência Dinheiro Vivo que pretende ampliar o debate nacional em torno de questões ligadas a políticas públicas. O objetivo é agregar contribuições, organizar idéias e propor soluções para a área por meio da intermediação da imprensa e do próprio portal do projeto (www.projetobr.com.br), que já está no ar.

Luiz Nassif, idealizador do Projeto Brasil, explica que os temas selecionados serão abordados em reportagens e, em seguida, remetidos para o site, onde deve acontecer o envolvimento de interessados de todos os setores da sociedade: especialistas técnicos, acadêmicos, autoridades, membros do governo, executivos, representantes de associações de classe e estudantes de nível superior. "O portal troca em miúdos o tema técnico para o conjunto do público e, assim, procura trazer o pensamento nacional para uma agenda alternativa que ajudará a formular um planejamento democrático", disse na apresentação do projeto.

A discussão no portal acontece a partir de quatro grandes temas – infra-estrutura, competitividade, políticas sociais e reformas, subdivididos em outros 16, entre eles: energia, tecnologia, políticas setoriais, habitação, educação e as reformas administrativa, judiciária, previdenciária e trabalhista.

Presente à cerimônia, o ministro Tarso Genro, da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), afirmou que se considera um parceiro do projeto. "Não há possibilidade de mudança nas políticas públicas sem uma pressão de fora para dentro. Essa é uma esfera pública de diálogo para produção de idéias que vai influir na construção de um projeto nacional", disse.

O Projeto Brasil terá cinco canais de atuação: internet; uma newsletter encartada na revista Dinheiro Vivo; a coluna Painel de Controle, publicada no jornal O Dia; programas diários e semanais da TV Cultura; e seminários temáticos mensais.

A iniciativa conta com um conselho consultivo de especialistas de diversas áreas e já firmou parcerias com a Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica (Secom), Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas e tem o apoio de doze entidades, entre elas a FAPESP.


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