Aerodinâmica a laser
12 de abril de 2004

Simulador desenvolvido por pesquisadores do Centro Técnico Aeroespacial emprega feixe de laser para reduzir a resistência aerodinâmica. Tecnologia viabiliza tanto o desenvolvimento de veículos hipersônicos como a economia em novos sistemas de propulsão

Aerodinâmica a laser

Simulador desenvolvido por pesquisadores do Centro Técnico Aeroespacial emprega feixe de laser para reduzir a resistência aerodinâmica. Tecnologia viabiliza tanto o desenvolvimento de veículos hipersônicos como a economia em novos sistemas de propulsão

12 de abril de 2004

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Um grupo do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, conseguiu um feito inédito. Os pesquisadores conseguiram reduzir, usando o laser como fonte de energia, o arrasto aerodinâmico – ou resistência aerodinâmica – de um veículo em regime de vôo hipersônico.

O estudo realizou a simulação com a focalização de um feixe laser à frente de um modelo em escala reduzida dentro de um túnel de vento hipersônico, no qual a velocidade do ar é 7,3 vezes superior à do som. O protótipo tinha sensores conectados a um sistema de aquisição de dados fora do túnel.

"Verificamos que, quando o laser foi acionado, a pressão do ar na superfície do protótipo foi reduzida em 40%, o que é um indicativo da redução do arrasto", disse Marco Antônio Sala Minucci, chefe do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica do IEAv, à Agência FAPESP.

"A técnica de deposição de energia por laser viabiliza tanto o desenvolvimento dos veículos hipersônicos como o desenvolvimento dos seus sistemas de propulsão", afirmou Minucci. Por conta disso, segundo o pesquisador do CTA, um veículo pode carregar menos combustível e voar mais rápido. Além da diminuição do arrasto aerodinâmico, o laser possibilita ainda a diminuição do aquecimento da superfície do veículo e um maior controle em suas manobras.

O túnel hipersônico, no qual foram feitos os testes, conta com uma sessão de cilíndrica, medindo 40 centímetros de comprimento por 30 centímetros de diâmetro, que simula o escoamento de ar rarefeito – com velocidades de até 5 km/s – que um veículo encontraria em vôo na atmosfera terrestre.

"O túnel hipersônico é uma ferramenta utilizada no desenvolvimento não só de motores de combustão supersônica, como o utilizado pelo projeto Hyper-X, da Nasa, mas também para modelar toda a aerodinâmica de vôo dos veículos aeroespaciais", disse Minucci.


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