Programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo pretende atender 557 municípios este ano
Programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo pretende atender 557 municípios este ano
Agência FAPESP – O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo, cobrirá 86% território paulista até o fim de 2010. O plano de expansão, iniciado em 2007 com o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse em ter uma sala, terá 633 postos distribuídos em 557 municípios.
O anúncio foi feito na segunda-feira (17/5), data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial da Internet.
Atualmente, o programa dispõe de 596 postos em 525 municípios. O Acessa SP oferece ao cidadão o acesso à internet em mais de 4,7 mil computadores e dispõe de uma rede de 1,1 mil monitores capacitados para esclarecer dúvidas dos usuários.
O programa tem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Nas unidades, o usuário tem o acesso gratuito à internet com banda larga por período de 30 minutos por vez. O Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
O programa oferece tempo extra de uso das máquinas para cursos, oficinas e pesquisas, além de suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos. No portal, há centenas de projetos dos mais variados temas relacionados à iniciação à informática, cultura, educação, emprego e trabalho, saúde, entre outros.
A Rede de Projetos do Acessa SP (http://rede.acessasp.sp.gov.br) é um ambiente virtual no qual são inseridos projetos capazes de gerar um atendimento diferenciado aos usuários e monitores de postos. A intenção é estabelecer a ligação entre as unidades do programa de modo a compartilhar experiências.
Ampliar as iniciativas de inclusão digital desenvolvidas pelos monitores é outra meta do Acessa SP em 2010. Para alcançá-la, o programa promove até julho encontros regionais, que reunirão monitores de cinco regiões administrativas com a proposta de fortalecer a Rede de Projetos.
Mais informações: www.acessasaopaulo.sp.gov.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.