Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da C&T, do MCT, revela à Agência FAPESP detalhes sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em outubro em todo o país
Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da C&T, do MCT, revela à Agência FAPESP detalhes sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em outubro em todo o país
Agência FAPESP - O Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), definiu para outubro a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A atividade está programada para ocorrer entre os dias 18 e 24 de outubro, em todo o Brasil.
"Instituições de pesquisa científica e tecnológica, universidades, centros e museus de ciência e tecnologia, além das escolas em geral, serão convidadas a participar das atividades", disse Ildeu de Castro Moreira, diretor do departamento, à Agência FAPESP. "Não haverá nenhum tipo de obrigação na participação. O que esperamos é que realmente ocorra uma mobilização grande, para que a ciência possa ser levada o mais próximo possível da população."
Não existe uma camisa de força para os interessados em participar das atividades da semana. Para Moreira, a expectativa é que a programação seja a mais variada possível. "O objetivo é divulgar a ciência. Para isso, temos que fazer um grande número de eventos em locais públicos e comunitários", disse.
Segundo Moreira, instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília já demonstraram interesse em abrir suas portas para o público em geral. "O que surpreendeu nesses primeiros contatos foi a grande receptividade à idéia", disse.
Apesar da coordenação ser feita em Brasília, o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia acredita no engajamento dos governos estadual e municipal para se conseguir mobilizar uma quantidade grande de pessoas. "Instituições da sociedade civil e as fundações de amparo à pesquisa terão um papel fundamental nesse processo."
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada por um decreto presidencial de 9 de julho de 2004. Em vários países da Europa, atividades semelhantes chegam a mobilizar milhares de pessoas. "O Reino Unido tem a sua semana há mais de 30 anos. Em Madri, recentemente, uma mobilização pela mesma causa levou 300 mil pessoas às ruas", revela Moreira.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.