A evolução da arquitetura de segurança da Europa será um dos assuntos discutidos durante o seminário realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP
A evolução da arquitetura de segurança da Europa será um dos assuntos discutidos durante o seminário realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP
Agência FAPESP – O Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (Nupri) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP) realizarão, dias 21 e 22 de fevereiro, o seminário “A segurança europeia contemporânea”, ministrado pela professora Laura Ferreira Pereira, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
A programação do evento será composta por duas palestras. A primeira, que ocorrerá no dia 21 de fevereiro, às 14h30, intitulada "Evolução da arquitetura de segurança europeia desde o fim da Guerra Fria até o presente", tem por objetivo familiarizar o público com o novo conceito estratégico da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e com a Estratégia Europeia de Segurança da União Europeia (UE).
Já a segunda palestra, no dia 22, às 10 horas, “A União Europeia como ator de segurança internacional sob o Tratado de Lisboa: oportunidades e desafios”, abordará a atualidade da agenda da UE, com destaque para as questões de política externa de segurança e defesa.
O evento será realizado no Nupri, que está situado na R. do Anfiteatro, nº 181, Colmeia, favo 13-B, na Cidade Universitária, em São Paulo.
A entrada do evento é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
Mais informações: (11) 3091-3046
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.