Universidade Federal do Paraná irá sediar, a partir da próxima segunda (9/2), o primeiro seminário regional organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior para debater os rumos da educação no Brasil
Universidade Federal do Paraná irá sediar, a partir da próxima segunda (9/2), o primeiro seminário regional organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior para debater os rumos da educação no Brasil
Com isso, as várias entidades envolvidas com o problema, que há anos se preocupam com o tema, terão motivos ainda maiores para debater o assunto. A Associação Nacional dos Dirigentes das Institutições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou a cronograma dos seminários regionais temáticos que irá organizar até abril.
Segundo a entidade, em maio deverá ser encaminhado um documento final ao Governo Federal sobre a reforma universitária. A posição definitiva da Andifes será cristalizada nas cinco reuniões apresentadas no calendário. Temas como autonomia e o caráter público das universidades são considerados intocáveis pela instituição.
O primeiro encontro, de dois dias, começa na próxima segunda-feira (9/2) na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. O tema do simpósio inaugural será "Democratização do acesso e expansão". Outros dois debates serão realizados em março.
A Universidade Federal de São Carlos (SP), nos dias 8 e 9/2, irá sediar a reunião "Ciência, Tecnologia e Inovação". Belém (PA) será palco do debate sobre currículos, responsabilidade social e avaliação, que ocorrerá nos dias 22 e 23/2.
O ciclo de simpósios programados pela Andifes termina em abril com mais dois eventos. Temas polêmicos, como autonomia e financiamento, serão abordados na reunião da Paraíba, nos dias 5 e 6. Na Universidade Federal de Goiás, nos dias 26 e 27, irá ocorrer o debate sobre carreiras e relações de trabalho.
Segundo Wrana Panizzi, presidente da Andifes e reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a intenção dos simpósios é envolver a comunidade acadêmica e facilitar a participação de amplos setores da sociedade, governo e especialistas na discussão sobre o ensino superior. "Isso tudo é importante porque envolve o conceito de universidade pública, que deve estar associado a um projeto de nação", disse em comunicado da associação.
A presidente da Andifes foi convidada pelo ministro da Educação para participar da comissão que será criada pelo ministério para organizar o processo de discussão da reforma univeristária no Brasil. Wrana será a única representante de fora do governo no grupo executivo.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.