A questão urbana e regional
21 de agosto de 2003

Livro lançado pela Editora Unesp, que conta com 40 artigos de diferentes autores, mostra importantes contribuições que podem nortear o desenvolvimento de políticas públicas precisas e eficazes

A questão urbana e regional

Livro lançado pela Editora Unesp, que conta com 40 artigos de diferentes autores, mostra importantes contribuições que podem nortear o desenvolvimento de políticas públicas precisas e eficazes

21 de agosto de 2003

 

Agência FAPESP - Em 2001, no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aproximadamente uma centena de geógrafos, economistas, sociólogos, antropólogos e outros profissionais de áreas diversas estiveram reunidos no seminário nacional Regiões e Cidades, Cidades nas Regiões. Em discussão, políticas públicas nacionais para a área regional e urbana do Brasil contemporâneo.

Todos os textos apresentados e discutidos no evento foram organizados, agora, sob forma de livro, pelos pesquisadores Maria Flora Gonçalves, Carlos Antônio Brandão e Antônio Carlos Galvão. Trata-se de Regiões e Cidades, Cidades nas Regiões, o Desafio Urbano-Regional, que sai pela Editora Unesp, da Universidade Estadual Paulista. Ela conta com uma seleção de 40 artigos de diversos especialistas no setor. O objetivo é buscar alternativas políticas para que ocorra no País uma integração territorial, econômica e social.

O lançamento do livro acontece nesta sexta-feira (22/8), às 19h, na cobertura do prédio da Editora Unesp, no centro de São Paulo, que fica na Praça da Sé, nº 108.

O livro está apresentado em duas partes. Na primeira, são apresentados textos que tratam a questão urbano-regional na construção de um projeto de nação de uma maneira abrangente, com enfoques que privilegiam a elaboração de políticas públicas e questões relacionadas com espaço e desenvolvimento, planejamento e gestão urbano-regional.

A segunda seção do livro foi organizada a partir do conceito de Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento. Os artigos apresentados salientam a necessidade de que exista, em todas as regiões do Brasil, a construção de experiências geográficas locais. Identificar as diversidades que existem no país e, também, conviver com elas, é um passo importante para que políticas públicas eficazes sejam implementadas.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.