James Wolfensohn, presidente do Banco Mundial, fala sobre o processo de transformação da instituição de órgão de fomento para uma organização do conhecimento (foto: FMI)

A importância do conhecimento
28 de maio de 2004

Novo número da revista Inteligência Empresarial, da Coppe/UFRJ, traz artigo do presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, sobre o processo de transformação da instituição de órgão de fomento para uma organização do conhecimento

A importância do conhecimento

Novo número da revista Inteligência Empresarial, da Coppe/UFRJ, traz artigo do presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, sobre o processo de transformação da instituição de órgão de fomento para uma organização do conhecimento

28 de maio de 2004

James Wolfensohn, presidente do Banco Mundial, fala sobre o processo de transformação da instituição de órgão de fomento para uma organização do conhecimento (foto: FMI)

 

Agência FAPESP - O papel do conhecimento para o desenvolvimento mundial é o tema central do número 18 da revista Inteligência Empresarial, publicação do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O principal artigo é um relato do presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, sobre o processo de transformação da instituição de órgão de fomento para uma organização do conhecimento. O relato foi apresentado originalmente em Bonn, na Alemanha, no ano passado, durante um fórum promovido pelo escritório alemão do Banco Mundial.

Para Wolfensohn, a mudança da instituição assinala um compromisso "com a questão fundamental de que o dinheiro é importante sim, mas que o conhecimento, o know-how e a parceria são até mesmo mais importantes", disse. "O conhecimento é uma ferramenta extraordinariamente poderosa, sobre a qual queremos construir."

Essa experiência, de acordo com Marcos Cavalcanti, coordenador do Crie e editor da revista, deveria servir de inspiração para instituições similares no Brasil, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). "Os problemas enfrentados pelo Banco Mundial nesse processo de transformação são exatamente os mesmos dessas instituições brasileiras", escreveu no artigo "Sociedade do conhecimento: oportunidade ou ameaça para o Brasil".

Em outro texto da revista, Fábio Ferreira Batista, técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), mapeia e analisa algumas práticas de gerenciamento do conhecimento em organizações públicas. Fala também sobre como a identidade cultural pode ser usada como ferramenta de gestão estratégica no ambiente globalizado e competitivo dos tempos atuais.

Lançada em 1999, Inteligência Empresarial compreende a gestão do conhecimento, a inovação e o empreendedorismo, conceitos que buscam trazer para o mundo dos negócios e da administração pública a aplicação e valorização do capital intelectual, das tecnologias de informação e da capacidade de inovar e empreender.

A publicação trimestral é avaliada como nível A pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aceita artigos para publicação.

Vendas e mais informações: www.inteligenciaempresarial.com.br


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