Eventos paralelos promovidos pela Fiocruz, em parceria com a UFRGS, reunirão especialistas nacionais e estrangeiros em São Paulo
Eventos paralelos promovidos pela Fiocruz, em parceria com a UFRGS, reunirão especialistas nacionais e estrangeiros em São Paulo
Agência FAPESP – Contando com conferências de especialistas nacionais e internacionais, o 6º Encontro Internacional e o 3º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa serão realizados simultaneamente entre os dias 26 e 30 de julho, em São Paulo.
Os eventos, que pretendem disseminar e aprofundar os conhecimentos sobre a teoria da aprendizagem significativa, serão realizados pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As conferências, mesas-redondas e oficinas abordarão a relação da teoria da aprendizagem significativa com os processos de ensino, de aprendizagem e de investigação educativa em geral e do ensino das várias ciências em particular. A programação contará também com sessões coordenadas de comunicação oral e de painéis, além de oficinas e minicursos.
A programação é voltada para docentes dos diferentes contextos e níveis de ensino, formadores de professores, pesquisadores, alunos de cursos de licenciatura e de pós-graduação e demais profissionais interessados na teoria da aprendizagem significativa como referencial teórico para subsidiar a prática investigativa ou pedagógica.
Alberto Cañas, do Institute for Human and Machine Cognition (Estados Unidos), apresentará a conferência “Mapas conceptuales como recursos facilitadores del aprendizaje significativo”. Concesa Caballero Sahelices, da Universidade de Burgos (Espanha), abordará o tema “Aprendizagem significativa e competências na Comunidade Europeia”.
Elcie Salzano Masini, da Universidade Mackenzie, discutirá o tema “Aprendizagem significativa, suas condições de ocorrência e lacunas que levam a comprometimento”. Gerárd Vergnaud, da Universidade de Paris 5 (França), apresentará a conferência “Aprendizagem significativa e campos conceituais”.
“A Teoria da Aprendizagem Significativa, sua fundamentação e implementação” será o tema abordado por Jorge Valadares, da Universidade Aberta (Portugal). A palestra “Aprendizagem significativa crítica (subversiva)” será apresentada por Marco Antonio Moreira, da UFGRS.
Mais informações: www.ioc.fiocruz.br/eiasenas2010
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.