6ª Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos
25 de novembro de 2025

Evento dá oportunidade de desenvolvimento de projetos supervisionados por alunos de pós-graduação e pós-doutorandos

6ª Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos

Evento dá oportunidade de desenvolvimento de projetos supervisionados por alunos de pós-graduação e pós-doutorandos

25 de novembro de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), em parceria com a Universidade do Porto, de Portugal, realizará a sexta edição da Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos entre 11 e 17 de janeiro de 2026, em São Paulo.

O evento oferece a estudantes do ensino médio uma experiência de imersão em física. Ao longo de seis dias, os alunos serão desafiados a colocar em prática sua criatividade e habilidades em física para desenvolver em grupos um projeto científico com a tutoria de estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos.

A programação do evento inclui minicurso, palestras, mesas-redondas sobre a carreira científica e visitas a laboratórios e centros de pesquisa.

Os interessados em supervisionar projetos deverão submeter propostas até domingo (30/11) e os estudantes participantes devem se inscrever até 5 de dezembro, pela página da escola. A escola é gratuita, mas as vagas são limitadas.

As atividades acontecerão no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), que fica na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/escolaverao/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.