5ª Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos
28 de novembro de 2024

Alunos do ensino médio vão desenvolver projetos na área de física supervisionados por alunos de pós-graduação e pós-doutorandos

5ª Escola de Verão ICTP-SAIFR para Jovens Físicos

Alunos do ensino médio vão desenvolver projetos na área de física supervisionados por alunos de pós-graduação e pós-doutorandos

28 de novembro de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e a Universidade do Porto, de Portugal, promoverão entre 16 e 23 de janeiro de 2025, em São Paulo, a quinta edição da Escola de Verão para Jovens Físicos.

Ao longo de cinco dias, os alunos serão desafiados a colocar em prática sua criatividade e habilidades em física para desenvolver, em grupos, um projeto científico com a tutoria de estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos.

A oportunidade traz benefícios para os dois lados. Para os alunos do ensino médio, trata-se de um contato inicial com a pesquisa científica. Já os tutores têm uma experiência de orientação, algo importante para a vida acadêmica.

A programação do evento inclui minicurso, palestras, mesas-redondas sobre a carreira científica e, pela primeira vez, visitas a laboratórios.

Os interessados em supervisionar projetos devem submeter propostas até este sábado (30/11). Os estudantes secundaristas podem se inscrever até 10 de dezembro, pelo site do evento. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

As atividades serão realizadas no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/escolaverao/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.