Clique aqui para ver o documentário (imagem: CEFAVELA/reprodução)

Urbanização
Documentário registra história da urbanização de favelas da Zona Leste de São Paulo
21 de janeiro de 2026

Produção do CEFAVELA e do Movimento de Defesa das Favelas foi feita com base na memória de seus habitantes

Urbanização
Documentário registra história da urbanização de favelas da Zona Leste de São Paulo

Produção do CEFAVELA e do Movimento de Defesa das Favelas foi feita com base na memória de seus habitantes

21 de janeiro de 2026

Clique aqui para ver o documentário (imagem: CEFAVELA/reprodução)

 

Agência FAPESP * – O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA), em parceria com o Movimento de Defesa das Favelas (MDF), produziu o documentário Quais histórias de urbanização contadas pelas nossas favelas?.

O CEFAVELA é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, com sede no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo.

Com duração de 20 minutos, o documentário foi produzido durante as reuniões preparatórias para o 2º Encontro de Favelas na Zona Leste, realizadas em agosto de 2025 na favela Vergueirinho, em São Mateus, e na sede do MDF na Vila Alpina, em São Paulo.

Na ocasião, os participantes puderam recuperar a memória sobre a favela que foi erigida a partir de seus esforços e luta coletiva. Do documentário nasceu também uma exposição fotográfica com o mesmo título. Além dos depoimentos, colhidos por meio de entrevistas com os moradores e lideranças do MDF, também foram usados materiais de acervo do próprio movimento e dos moradores, como trechos de uma entrevista com Paulo Freire, recortes de jornais e fotografias dos próprios moradores.

Segundo a equipe do documentário, relembrar e refletir sobre a favela construída pelos moradores ajuda na discussão sobre as intervenções desejadas para o futuro e para as próximas gerações. “Recuperar a história da luta pela moradia e dos esforços da comunidade para urbanizar seus territórios é fundamental para evitar o apagamento dessa trajetória e para inspirar as novas gerações a continuarem lutando pela melhoria das condições de vida nesses espaços”, destaca Rosana Denaldi, professora da UFABC e vice-diretora do CEFAVELA.

A participação do CEFAVELA nas reuniões preparatórias e no 2º Encontro e o registro documental e fotográfico que resultaram no vídeo fazem parte do projeto de extensão “Práticas metodológicas para a recuperação, sistematização e disseminação da memória relacionada às ações de urbanização de favelas na zona leste de São Paulo”, coordenado por Denaldi, Ana Gabriela Akaishi e Leonardo Piqui.

“Trata-se de um projeto que articulou pesquisa e extensão. O registro e a sistematização das informações para a produção do vídeo permitiram ampliar o conhecimento sobre esses territórios e sobre a luta das comunidades por melhorias”, explica a vice-diretora do CEFAVELA.

O projeto de extensão conta com a participação de mais dez pesquisadores do centro, entre pós-doutorandos, pós-graduandos e graduandos, e integra as iniciativas de transferência do conhecimento produzido pelos pesquisadores para a sociedade.

O documentário foi dirigido por Elton Conceição dos Santos. O roteiro foi elaborado por ele, Akaishi, Piqui, todos pesquisadores do CEFAVELA, e Sarah Oliveira Fernandes, bolsista da FAPESP no CEFAVELA.

“Ter a oportunidade de fazer parte da realização desse documentário foi uma experiência memorável e de profundo aprendizado, sobretudo pelo fato de o tema da luta por moradia possuir extrema importância na realidade social brasileira”, afirma Santos. “Nesse contexto, conhecer um pouco do processo histórico dessa luta pela urbanização de favelas e ter contato com as histórias de algumas das pessoas envolvidas foi, de fato, transformador. Portanto, a expectativa que fica é a de que o documentário consiga causar reflexão e também mobilizar a empatia de quem o assistir”, conclui.

O documentário pode ser assistido em: youtu.be/joWN1GAXxk8.

* Com informações de Janaína Simões, do CEFAVELA.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.