Download do livro é gratuito e pode ser feito aqui (imagem: reprodução)
Obra apoiada pela FAPESP é fruto de iniciativa da Brazilian Soil Health Partnership, do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz
Obra apoiada pela FAPESP é fruto de iniciativa da Brazilian Soil Health Partnership, do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz
Download do livro é gratuito e pode ser feito aqui (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – Com o objetivo de reunir e analisar o conhecimento científico sobre saúde do solo, destacando suas implicações práticas e estratégicas para o enfrentamento das mudanças climáticas, pesquisadores de 58 instituições de todas as regiões do Brasil participaram da produção e lançamento do livro digital Saúde do solo em ecossistemas tropicais: A base para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
A obra é fruto de iniciativa da Brazilian Soil Health Partnership, do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON) e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). O CCARBON é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba.
A publicação contou com apoio da FAPESP (projetos 14/22262-0 e 21/05129-8) e tem colaborações estratégicas estabelecidas com o setor privado. “Nosso propósito central é desenvolver soluções científicas e tecnológicas que promovam uma agricultura tropical sustentável de baixo carbono, capaz de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, destaca a mensagem inicial do livro.
A obra também busca se consolidar como uma referência internacional, liderando avanços em ciência, inovação e formação de recursos humanos em sistemas agropecuários sustentáveis.
Os 29 capítulos da publicação abordam temas como uso de biocarvão – também conhecido como biochar – na agricultura, manejo da saúde do solo em sistemas de pastejo e produção pecuária na Mata Atlântica, políticas públicas para promover uma agenda global de saúde do solo, saúde do solo na cultura algodoeira e as interfaces entre a biologia do solo e o processamento de carbono na agricultura, entre outros.
O e-book é gratuito e pode ser baixado pela página da Fealq.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.