Programação inclui visitas técnicas à empresa Minerva, dedicada ao processamento de carne, e ao Institut Pasteur de Montevideo (imagem: FAPESP/divulgação)
Evento terá estrutura semelhante à da FAPESP Week, porém com programação mais curta e focada em três temas: Oceanografia, Silvicultura e Produção Sustentável de Proteína Animal
Evento terá estrutura semelhante à da FAPESP Week, porém com programação mais curta e focada em três temas: Oceanografia, Silvicultura e Produção Sustentável de Proteína Animal
Programação inclui visitas técnicas à empresa Minerva, dedicada ao processamento de carne, e ao Institut Pasteur de Montevideo (imagem: FAPESP/divulgação)
Agência FAPESP – A FAPESP e a Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) promovem amanhã (13/11) e sexta-feira (14/11), em Montevidéu, o simpósio FAPESP Day Uruguay, que tem como objetivo fomentar parcerias entre pesquisadores paulistas e uruguaios em áreas estratégicas de interesse mútuo.
O evento terá estrutura semelhante à da série FAPESP Week, que já conta com 24 edições, porém com uma programação mais curta e focada em três temas: Oceanografia; Estratégias e Políticas para a Produção Sustentável de Proteína Animal; e Silvicultura para Produção e Conservação: Inovações e Oportunidades.
“A FAPESP deseja aumentar o diálogo com parceiros da América do Sul. E, no caso dessas três áreas, ampliar a presença do Uruguai, um parceiro importante e qualificado academicamente”, afirma Raul Machado, gerente da Assessoria de Relações Institucionais da Fundação e coordenador da iniciativa.
Além de Machado, participam da cerimônia de abertura Alvaro Brunini, presidente da ANII; Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP; Marcio de Castro, diretor científico da Fundação; e Ana Vásquez, chefe da Unidade de Cooperação da ANII.
A primeira sessão científica, amanhã à tarde, será dedicada à Oceanografia e contará com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidad de la República (UdelaR). Na sequência ocorrerá a sessão sobre Silvicultura, com cientistas da USP, UdelaR e do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (Inia).
Na sexta-feira pela manhã será realizado um painel sobre Produção Sustentável de Proteína Animal, com participantes da USP, da UdelaR e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em seguida, representantes da FAPESP e da ANII vão apresentar oportunidades de financiamento à pesquisa para cientistas do Uruguai e de São Paulo interessados em desenvolver projetos colaborativos.
“As duas agências vão lançar no evento uma chamada conjunta para o apoio a pesquisadores visitantes”, conta Ana Paula Yokosawa, gerente adjunta de Colaboração em Pesquisa da FAPESP, que participará do painel. O objetivo, segundo ela, é promover a interação entre pesquisadores paulistas e uruguaios para que possam apresentar propostas colaborativas a um edital do Belmont Forum, ao qual a FAPESP e a ANII também vão aderir.
Além disso, será lançada uma chamada de propostas no âmbito do consórcio PILAR – Proyectos de Investigación Latinoamericana en Red, que reúne, além da FAPESP e da ANII, o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, e o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt), do Paraguai.
A programação ainda inclui visitas técnicas à sede da empresa Minerva, dedicada ao processamento de carne, e ao Institut Pasteur de Montevideo. Durante esta última será assinado um Acordo de Cooperação para facilitar a interação entre cientistas da instituição uruguaia e colegas do Institut Pasteur de São Paulo.
Acompanhe as notícias do evento em: https://fapesp.br/week/2025/uruguay.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.