Roberto Amaral promete centros de excelência no Nordeste e público pede melhoria do ensino de ciência na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Recife
Roberto Amaral promete centros de excelência no Nordeste e público pede melhoria do ensino de ciência na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Recife
Diante de um auditório lotado no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o ministro da Ciência e Tecnologia afirmou que pretende criar no Nordeste centros de excelência para pesquisas. Segundo Amaral, Recife será a sede de um centro em energia nuclear, Natal de neurociência e Fortaleza de farmacologia aplicada. A região ainda terá um centro de excelência para pesquisas sobre o semi-árido, em local a ser definido.
Amaral também confirmou a abertura de um novo edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), no valor de R$ 75 milhões, que precisará contar com a contra-partida das fundações estaduais de amparo à pesquisa.
Diversos grupos aproveitaram a abertura do evento no centro de convenções da UFPE para exibir faixas com protestos e manifestações, entre elas sobre a reforma da previdência. Outra, com os dizeres "Educação para ciência começa no ensino fundamental", acabou provocando comentários de Christovam Buarque.
"Cumprimento os alunos da escola pública pela faixa. É uma pena que a elite brasileira não veja isso", disse Buarque. O ministro da Educação defendeu a necessidade se se oferecer educação pública de qualidade para todos e a urgência de se acabar com o analfabetismo no Brasil.
Buarque pediu o apoio das sociedades, como a SBPC, para ajudar no combate ao problema. "Espero que na reunião da SBPC daqui a quatro anos possamos comemorar o fim do analfabetismo no país", disse Buarque.
Maratona científica
A reunião anual da SBPC é o maior encontro científico do hemisfério Sul. Os organizadores esperam a presença de mais de 12.000 pessoas em Recife. O tema este ano é Educação, Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social.
A 55ª Reunião Anual da SBPC tem como homenageados o educador Paulo Freire e o economista Celso Furtado. A viúva de Freira, falecido em 1997, e Furtado estavam presentes na abertura do evento.
A partir de segunda-feira (14/7), têm início os trabalhos da reunião, com 91 simpósios, 56 minicursos, 53 conferências, sete assembléias e três sessões especiais, além da entrega dos prêmios "José Reis de Divulgação Científica" e "Érico Vannucci Mendes", e da fase final do 46º Concurso Cientistas de Amanhã.
Entre os destaques da segunda-feira, está a conferência Educação e Inclusão Social, com Cristovam Buarque e apresentação do presidente da FAPESP e vice-presidente da SBPC, Carlos Vogt, no teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, às 9h30.
Às 11h, no Centro de Artes e Comunicação, Adriano Batista Dias coordena o simpósio Políticas de Inovação e Desenvolvimento Regional, com exposições de Mariano de Matos Macedo (UFPR) e José Eduardo Cassiolato (UFRJ).
O destaque da tarde de segunda é o simpósio "DNA: Cinquenta Anos Depois", às 15h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, com Paolo Zanotto (USP), apresentando o código genético como documento da dinâmica populacional de vírus, e Mauro Salzano (UFRGS) falando sobre DNA e a evolução orgânica.
Para ler a programação completa da SBPC, clique aqui.
Por André Muggiati
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.