Em 28/11 serão divulgadas as propostas selecionadas do primeiro ciclo, que aceitou submissões até 15/05 (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
FAPESP redefiniu datas para divulgação das propostas selecionadas
FAPESP redefiniu datas para divulgação das propostas selecionadas
Em 28/11 serão divulgadas as propostas selecionadas do primeiro ciclo, que aceitou submissões até 15/05 (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Agência FAPESP – A FAPESP fixou novas datas para divulgação do resultado das chamadas Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial π (Pi) e Primeiros Projetos. Lançadas em abril, elas preveem dois ciclos de submissão de propostas. A divulgação das selecionadas do primeiro ciclo, que aceitou submissões até 15 de maio, foi adiada de setembro para 28 de novembro.
Fazendo sua estreia este ano, a chamada Primeiros Projetos prevê a realização de edições anuais até 2027, com duas aberturas por ano e o objetivo de contratar anualmente até 100 Primeiros Projetos de Pesquisa, em todas as áreas do conhecimento. Já para a chamada Projeto Inicial π (Pi), que fez sua estreia em 2021, há a possibilidade de serem selecionadas até 60 propostas.
A chamada Primeiros Projetos está voltada para o financiamento de pesquisas científicas a pesquisadores que nunca usufruíram de outro Auxílio à Pesquisa da FAPESP e será executada segundo as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular. Trata-se de uma oportunidade para abrir novos horizontes ao desenvolvimento profissional e acadêmico do pesquisador, já que entre as vantagens de ter um financiamento aprovado na FAPESP incluem-se a possibilidade de criação de parcerias e colaborações com outros pesquisadores e instituições (no Brasil e no exterior) e a geração de conhecimento de relevante impacto social, econômico e tecnológico.
Por sua vez, a chamada Projeto Inicial π (Pi) é voltada a pesquisadores recém-contratados (ou seja, que tenham vínculo empregatício há menos de oito anos em instituições de pesquisa do Estado de São Paulo) com excelente potencial. A oportunidade objetiva selecionar propostas baseadas em ideias audaciosas, disruptivas e que favoreçam o estabelecimento de uma carreira de pesquisa e ensino de sucesso. Para isso, oferece auxílio com duração de até 60 meses (renováveis por mais 12) e valor máximo de R$ 1,5 milhão por proposta.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.