Os projetos terão duração máxima de três anos (imagem: Erick Caldas Xavier/Wikimedia Commons)
Serão apoiados projetos relacionados ao tema “Futuros Sustentáveis da Amazônia”. Prazo de submissão vai até 1º de dezembro
Serão apoiados projetos relacionados ao tema “Futuros Sustentáveis da Amazônia”. Prazo de submissão vai até 1º de dezembro
Os projetos terão duração máxima de três anos (imagem: Erick Caldas Xavier/Wikimedia Commons)
Agência FAPESP – A FAPESP lançou uma chamada para projetos de pesquisa colaborativa com a Universidade da Guiana (UG), da Guiana Francesa, em torno do tema “Futuros Sustentáveis da Amazônia”.
Os projetos deverão ser elaborados em conjunto entre, de um lado, um pesquisador responsável (PR) vinculado a uma instituição de pesquisa e ensino superior, pública ou privada, sediada no Estado de São Paulo; e de outro, pesquisadores empregados pela Universidade da Guiana ou que pertençam a uma unidade sob a tutela da UG.
É a primeira chamada no âmbito da cooperação entre as instituições. A Universidade da Guiana é uma universidade amazônica que coloca a região no centro de sua estratégia de desenvolvimento, pesquisa e formação. A FAPESP, por sua vez, financia pesquisas na Amazônia há décadas – e as universidades do Estado de São Paulo são grandes produtoras de conhecimento científico sobre a Amazônia.
A chamada se articula em três grandes temáticas: 1) Saúde global e alimentação saudável e sustentável; 2) Biodiversidade e mudanças climáticas; 3) Construção sustentável (e urbanismo amazônico) e transição verde. A integração de uma ou mais ciências humanas e sociais no projeto de pesquisa, segundo uma abordagem transversal, é desejável e será levada em consideração na avaliação.
Os projetos terão duração máxima de três anos. A FAPESP disponibilizou R$ 4,9 milhões para o financiamento de pesquisas selecionadas por meio da chamada.
Os pesquisadores responsáveis pela proposta devem enviá-la à agência de fomento de sua respectiva região até 1º de dezembro; na FAPESP, as submissões serão feitas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) e exigem que o PR franco-guianense esteja cadastrado no sistema. Para ser elegível à chamada, o pesquisador paulista deve atender aos critérios exigidos para submissão de projeto na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.
A chamada está publicada em fapesp.br/17727.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.