Bagnato e Abbott durante a cerimônia de premiação (foto: divulgação)
Vanderlei Salvador Bagnato recebeu o título de Distinguished Researcher por seu desempenho e relevância na pesquisa científica
Vanderlei Salvador Bagnato recebeu o título de Distinguished Researcher por seu desempenho e relevância na pesquisa científica
Bagnato e Abbott durante a cerimônia de premiação (foto: divulgação)
Agência FAPESP – O professor Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), recebeu do governador do Texas (Estados Unidos), Greg Abbott, uma homenagem com distinção honrosa, premiando e enaltecendo seu desempenho e relevância nas pesquisas. Desde 2017, Abbott homenageia por ano um grupo restrito de cerca de 20 pesquisadores americanos e de outras nações.
A cerimônia ocorreu em agosto, na residência oficial do governador. Segundo Bagnato, tratou-se de uma distinção por ter aceitado atuar no Estado do Texas para o avanço da área do conhecimento em biofotônica, além de outras contribuições para a ciência.
Bagnato é o coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no IFSC da USP.
Em seu discurso, Abbott deixou clara a importância de olhar para o futuro e atrair para o Estado cientistas que poderão fazer a diferença. O governador também elogiou o reforço da conexão científica entre o Texas e o Brasil.
“Temos de apreciar os pequenos sucessos e reconhecimentos que recebemos. Tenho tido sorte de ter excelentes colaboradores num instituto que comprova todos os dias a sua excelência nacional e internacional”, disse Bagnato à Assessoria de Imprensa do IFSC-USP.
O pesquisador espera retornar em breve e de vez a São Carlos, no interior de São Paulo, de uma forma mais consolidada: “Espero retornar uma pessoa ainda melhor, mais experiente e humilde o suficiente para enfrentar todos os problemas com meus colegas do IFSC-USP”.
Bagnato é membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano e da National Academy of Sciences (Estados Unidos). O professor atua na área de física atômica e aplicações da óptica nas ciências da saúde, além de trabalhar com átomos frios, condensados de Bose-Einstein e ações fotodinâmicas em câncer e controle microbiológico.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.