Obra de 239 páginas pode ser acessada gratuitamente em formato digital (imagem: reprodução)
Publicação é fruto de parceria entre pesquisadores da Unesp, Fundação Florestal e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
Publicação é fruto de parceria entre pesquisadores da Unesp, Fundação Florestal e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
Obra de 239 páginas pode ser acessada gratuitamente em formato digital (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – A partir de um conjunto de estratégias de recuperação ambiental nos territórios do Vale do Paraíba e Vale do Ribeira (SP), foi possível desenvolver um projeto que resultou no lançamento do livro Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo (PCMA) (Semil, 2024).
A publicação traz em suas 239 páginas os resultados de um conjunto de iniciativas socioambientais voltadas à recuperação ambiental e a mudanças de práticas agrícolas visando à sustentabilidade.
O projeto foi financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com execução pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), e contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e órgãos ambientais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A obra documenta não apenas as ações do projeto, mas também enfatiza o papel vital das parcerias institucionais e a inclusão da sociedade civil no processo de conservação ambiental.
Desde 2017, o projeto reconhece a importância dos produtores rurais na conservação do meio ambiente, compatibilizando a produção agropecuária com a manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais aos seres humanos, além da conservação da biodiversidade. Ao apresentar as estratégias adotadas pelos órgãos governamentais e ambientais, a publicação serve como um guia para outras regiões e projetos em busca de soluções sustentáveis para desafios socioambientais complexos.
Dentre os tópicos abordados na publicação estão: área de atuação do projeto; pagamento por serviços ambientais; certificação orgânica; protocolos de transição agroecológica; cadeia de valor sustentável; mobilização da Assistência Técnica de Extensão Rural; gestão de Unidades de Conservação; contribuições do Projeto Conexão para mitigação de mudanças climáticas; e lições aprendidas e legado do projeto.
O livro se tornou possível também por meio das contribuições de dezenas de projetos de pesquisa, entre eles o Temático da FAPESP “Contribuições do pagamento por serviços ambientais sobre múltiplas dimensões na Mata Atlântica”.
Essa pesquisa é liderada pelo professor Milton Ribeiro, do Departamento de Biodiversidade da Unesp de Rio Claro. O trabalho vem sendo estruturado nos últimos anos e, a partir de 2024, começou a etapa de análises de dados preexistentes. Também está no início um gigantesco levantamento de dados com múltiplas perspectivas, tanto nas propriedades beneficiárias do PCMA como de outras não beneficiárias, para fins de comparação.
O livro pode ser acessado gratuitamente em formato digital pelo link https://smastr16.blob.core.windows.net/fundacaoflorestal/2024/03/Conexao-Mata-Atlantica-interativo.pdf.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.