Mauro Galetti Rodrigues integra a direção do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças Climáticas, um CEPID da FAPESP sediado na Unesp de Rio Claro (foto: divulgação)

Difusão do Conhecimento
Professor da Unesp reúne em livro relatos de viagens a lugares inóspitos e reflexões sobre o futuro
12 de janeiro de 2024
EN

Escrito pelo biólogo Mauro Galetti Rodrigues, “Um naturalista no Antropoceno visa inspirar jovens cientistas e amantes da natureza

Difusão do Conhecimento

12 de janeiro de 2024
EN

Agência FAPESP – Trazer aos leitores um misto de autobiografia e reflexões sobre o futuro na “era dos humanos” é o objetivo do livro Um naturalista no Antropoceno (Editora Unesp, 2023), de autoria de Mauro Galetti Rodrigues, professor do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro, e um dos diretores do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças Climáticas (CBioClima) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

A obra reúne experiências de viagens a lugares inóspitos, como as ilhas de Galápagos, Bahamas e Bornéu, e sua formação como cientista. “Um naturalista no Antropoceno é um livro para inspirar jovens cientistas e amantes da natureza. Espero que transforme o modo como as pessoas veem a natureza. Com o olhar crítico e humorado, eu tento discutir e refletir sobre o papel do ser humano no planeta Terra e discutir maneiras de como podemos sobreviver ao Antropoceno”, diz Rodrigues à Agência FAPESP.

Segundo o professor, há uma lacuna em livros escritos por cientistas em português. “Cresci na biologia lendo Ed Wilson [1929-2021], Jared Diamond e outros cientistas de língua inglesa, mas acho que falta muito nesses autores, eles têm uma visão às vezes incompleta da conservação da natureza. Temos muitos cientistas no Brasil que poderiam escrever excelentes livros e assim motivar novos jovens à ciência. Mais que atrair leitores para textos escritos por cientistas, eu espero que os cientistas se sintam motivados a publicar seus livros”, pontua.

Rodrigues destaca que a FAPESP foi muito importante para a concretização do livro, sendo alguns capítulos vinculados a projetos financiados pela Fundação (05/52726-9, 07/03392-6, 08/10154-7, 14/50434-0 e 14/01986-0) e a outros apoios que recebeu ao longo de sua carreira. “Nesse livro compilo trabalhos e experiências financiados durante essa trajetória”, conta.

O livro tem 184 páginas e custa R$ 67 no formato físico. Pensando em estudantes e leitores que não possuem recursos, a Editora Unesp disponibiliza a obra em formato digital gratuitamente, podendo ser obtido pelo site da editora.