Victor Eduardo Lachos Olivares venceu honraria importante em Conferência no Peru, na área de Ciências da Computação e Estatística (foto: Divulgação/CeMEAI)

Pesquisador apoiado pelo CeMEAI conquista prêmio de destaque na América Latina
24 de julho de 2023

Victor Eduardo Lachos Olivares venceu honraria importante em Conferência no Peru, na área de Ciências da Computação e Estatística

Pesquisador apoiado pelo CeMEAI conquista prêmio de destaque na América Latina

Victor Eduardo Lachos Olivares venceu honraria importante em Conferência no Peru, na área de Ciências da Computação e Estatística

24 de julho de 2023

Victor Eduardo Lachos Olivares venceu honraria importante em Conferência no Peru, na área de Ciências da Computação e Estatística (foto: Divulgação/CeMEAI)

 

Agência FAPESP * – Victor Eduardo Lachos Olivares, aluno do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP), foi o vencedor do prêmio “IASC-LARS Best Conference Paper Award 2023” na 7ª Conferência Latino-Americana de Ciências da Computação e Estatística.

O aluno foi orientado pelo professor Jorge Luis Bazán, pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, campus de São Carlos.

O prêmio obtido por Olivares é outorgado pela Seção Regional Latino-Americana da Associação Internacional de Ciências da Computação. Além do reconhecimento, o aluno se torna membro regular da entidade.

Olivares também será apresentado oficialmente como vencedor no evento mais importante da área: o Congresso Mundial de Estatística, da Associação Internacional de Estatística (ISI). “Ser reconhecido dessa forma pela dedicação ao nosso trabalho como pesquisadores é uma das maiores recompensas que podemos receber, ainda mais quando temos a oportunidade de fazer o que realmente gostamos”, comemora o estudante.

O artigo intitulado “Análise dos Principais Componentes para Dados de Pesquisa sobre a Eleição Presidencial no Peru de 2021” caracteriza os votos do período eleitoral no Peru, identificando, assim, dois fatores que distinguem os partidos políticos: nível educacional e desenvolvimento econômico. O trabalho ajuda a explicar o cenário político atual naquele país.

“Pudemos aplicar o modelo univariado para compreender o comportamento político da sociedade peruana e como os indicadores de desenvolvimento humano podem nos ajudar a interpretar as diferenças regionais. O próximo passo é ter um modelo mais generalizado, aplicando outras ferramentas estatísticas que permitam entender as variáveis de resposta em conjunto. Esse modelo pode ser ampliado para uma compreensão política do que está acontecendo em outras sociedades, como no Brasil”, completa Olivares.

Estudos similares para o Brasil já estão em desenvolvimento, como ressalta Olivares, e evidenciam o potencial de uso da análise em estatística e da área de Ciência de Dados para o entendimento do cenário político de uma nação. “O prêmio obtido pelo Victor mostra a importância da parceria do CeMEAI com os programas de pós-graduação a que estão vinculados os pesquisadores do centro e a oportunidade de abordar temas de relevância social desde a área de Ciência de Dados quando pensamos em aplicações para a indústria num sentido amplo”, defende Bazán.

No caso específico do PIPGEs, o CeMEAI tem contribuído com a infraestrutura de um laboratório de pesquisa, o cluster de alto desempenho Euler, e no auxílio aos pesquisadores para participação em congressos. “De fato, é um respaldo que ajuda os estudantes a se dedicarem à pesquisa e para que possam desenvolver contribuições relevantes para obter os reconhecimentos correspondentes”, completa o pesquisador do centro.

*Com informações do CeMEAI.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.