Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP

Livro mostra relatos de experiência de professores em atuação na Educação Básica
21 de julho de 2023

Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP

Livro mostra relatos de experiência de professores em atuação na Educação Básica

Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP

21 de julho de 2023

Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP

 

Agência FAPESP – Os resultados do estudo realizado no âmbito do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) foram divulgados no livro Escrevivências da educação física cultural.

De autoria de Marcos Neira, professor da FE-USP, a obra é fruto de pesquisa financiada pela FAPESP. “A pesquisa objetivou compreender como os professores que atuam em redes de ensino que adotam como currículo oficial uma proposta contra-hegemônica de ensino da educação física – o chamado currículo cultural ou educação física cultural – traduzem-na para a prática”, afirmou Neira à Agência FAPESP.

O livro traz uma coletânea de relatos de experiência de professores e professoras que atuam na Educação Básica. “O(a)s professore(a)s que ousaram relatar e dar publicidade às suas experiências conseguiram estilhaçar o paradigma dominante que até então lhes impunha o silêncio. Há quem pense que apenas o(a)s intelectuais da universidade estão autorizado(a)s a falar sobre a prática educativa. Vez por outra, vão à escola, observam, anotam, filmam, fotografam e entrevistam para, em seguida, descrever o que viram e ouviram a partir do que pensavam antes mesmo de ultrapassar o portão. Os resultados de suas pesquisas são recheados de críticas e soluções mirabolantes dos problemas identificados, quando não romantizam, folclorizam e celebram o que somente ele(a)s chamam de boas práticas ou inovações pedagógicas”, destaca a apresentação da obra.

Os relatos da coletânea abordam experiências que os professores trouxeram à sala de aula, como a tematização de performances do TikTok, RPG no ensino remoto, brincadeiras indígenas, bate-papo sobre bicicleta, discussões sobre skate, competição de coleta de tampinhas, entre outros.

O livro está disponível para acesso gratuito em formato digital no Portal de Livros Abertos da USP.
 

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