Serão concedidas bolsas em duas modalidades: Pós-Doutorado Junior e Pós-Doutorado Empresarial. Interessados podem enviar propostas até 13 de fevereiro (foto: Unplash)
Serão concedidas bolsas em duas modalidades: Pós-Doutorado Junior e Pós-Doutorado Empresarial. Interessados podem enviar propostas até 13 de fevereiro
Serão concedidas bolsas em duas modalidades: Pós-Doutorado Junior e Pós-Doutorado Empresarial. Interessados podem enviar propostas até 13 de fevereiro
Serão concedidas bolsas em duas modalidades: Pós-Doutorado Junior e Pós-Doutorado Empresarial. Interessados podem enviar propostas até 13 de fevereiro (foto: Unplash)
Agência FAPESP – A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas voltada a pesquisadores em início de carreira.
A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o Estado de São Paulo.
A oportunidade prevê concessão, por parte do CNPq, de bolsas com duração de até 24 meses em duas modalidades: Pós-Doutorado Junior (PDJ), para desenvolvimento de atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência em São Paulo; e Pós-Doutorado Empresarial (PDI), para desenvolver atividades de pesquisa tecnológica e de inovação em empresas públicas ou privadas, em especial startups paulistas de base tecnológica.
A FAPESP complementará os pesquisadores contemplados pela chamada com uma Bolsa Fixação de Jovens Doutores (FJD), a fim de adequar o valor de ambas as bolsas ao praticado nas Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP. Além disso, a Fundação também aportará aos outorgados até R$ 52.350,00 em recursos de capital e custeio para apoiar a realização dos projetos contemplados. A Bolsa FJD terá vigência de 12 meses, renovável por igual período.
São considerados elegíveis para concorrer à chamada, atuando como supervisores dos bolsistas, pesquisadores responsáveis ou principais de Auxílios à Pesquisa FAPESP vigentes em instituições de pesquisa no Estado de São Paulo nas modalidades: Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), Programa Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
No caso das bolsas PDI, quando o pesquisador assinar proposta em que a receptora do futuro projeto de inovação e desenvolvimento for uma empresa privada, há a necessidade de indicar um pesquisador formalmente vinculado à empresa como coordenador do projeto e coautor da proposta.
Os projetos devem ser submetidos pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 13 de fevereiro.
A chamada está disponível em: fapesp.br/15815.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.