3º Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica
12 de fevereiro de 2026

USP de São Carlos será um dos polos da atual edição; interessados poderão submeter trabalhos até amanhã (13/02)

3º Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica

USP de São Carlos será um dos polos da atual edição; interessados poderão submeter trabalhos até amanhã (13/02)

12 de fevereiro de 2026

 

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) será um dos polos da terceira edição do Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica, em São Carlos.

O evento acontecerá entre 6 e 8 de maio, com sede em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A iniciativa reunirá pesquisadores, docentes e gestores para discutir caminhos, desafios e experiências relacionados à computação na educação básica.

O simpósio tem como objetivo criar um fórum de discussão, aprendizado e troca de experiências sobre o ensino da computação na educação básica. O público-alvo são os docentes, gestores educacionais da rede pública e privada, professores e estudantes de cursos de licenciatura, além de pesquisadores que atuam na área.

Uma das novidades da atual edição é que as escolas brasileiras passam a ser chamadas a implementar o Complemento à Base Nacional Comum Curricular – Computação (BNCC Computação).

O prazo para a submissão de trabalhos se encerra amanhã (13/02), conforme detalhado pelo site do evento. Serão aceitos resumos expandidos com propostas originais de atividades ou relatos de aplicação, acompanhados de uma análise crítica dos resultados. Tais atividades precisam ter foco na educação básica e estar de acordo com as habilidades previstas nas normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC.

As inscrições gerais poderão ser feitas futuramente pela página do simpósio. O endereço do ICMC-USP é av. Trab. São Carlense, 400, Centro, São Carlos, SP.

Mais informações: https://www.educompbrasil.org/simposio/2026/sbc-eb/#carrossel-ms.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.