Estudo da USP aponta que alteração observada no metabolismo das células de defesa pode ser a chave para explicar por que boa parte dos indivíduos que sobrevivem à doença morre em até um ano ou desenvolve incapacidades de longo prazo (imagem: Wikimedia Commons)

Reprogramação celular em pacientes que tiveram sepse ajuda a explicar complicações após a alta hospitalar
08 de abril de 2022
EN ES

Estudo da USP aponta que alteração observada no metabolismo das células de defesa pode ser a chave para explicar por que boa parte dos indivíduos que sobrevivem à doença morre em até um ano ou desenvolve incapacidades de longo prazo

Reprogramação celular em pacientes que tiveram sepse ajuda a explicar complicações após a alta hospitalar

Estudo da USP aponta que alteração observada no metabolismo das células de defesa pode ser a chave para explicar por que boa parte dos indivíduos que sobrevivem à doença morre em até um ano ou desenvolve incapacidades de longo prazo

08 de abril de 2022
EN ES

Estudo da USP aponta que alteração observada no metabolismo das células de defesa pode ser a chave para explicar por que boa parte dos indivíduos que sobrevivem à doença morre em até um ano ou desenvolve incapacidades de longo prazo (imagem: Wikimedia Commons)

 

Luciana Constantino | Agência FAPESP – Estudo publicado na revista Frontiers in Immunology sugere que a sepse pode provocar alterações no funcionamento das células de defesa que persistem mesmo após a alta hospitalar. Segundo os autores, essa reprogramação celular pode estar associada à chamada síndrome pós-sepse, cujos sintomas incluem reinfecções frequentes, alterações cardiovasculares, deficiências cognitivas, declínio do funcionamento físico e baixa qualidade de vida. O fenômeno explicaria por que boa parte dos indivíduos que sobrevivem à doença morre poucos anos depois ou desenvolve incapacidades de longo prazo, ficando com a função imunológica prejudicada e um estado de inflamação crônica.

Considerada uma das principais causas de morte em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no mundo, a sepse é uma disfunção orgânica sistêmica que ocorre em resposta a um agente infeccioso. É provocada, principalmente, por bactérias e fungos. O sistema de defesa passa a combater não só esse agente, mas também o próprio organismo, gerando disfunção dos órgãos.

Quando não é reconhecida e tratada precocemente, pode levar ao choque séptico e falência múltipla dos órgãos. Pessoas gravemente afetadas pela COVID-19 e outras doenças infecciosas têm maior risco de desenvolver e morrer pela infecção generalizada.

Estima-se que sejam registrados cerca de 49 milhões de novos casos de sepse ao ano em todo o mundo. A mortalidade hospitalar desses pacientes é superior a 40%, chegando a 55% no Brasil, de acordo com o estudo Spread (sigla em inglês para Sepsis Prevalence Assessment Database), realizado com o apoio da FAPESP.

No artigo publicado na Frontiers, os pesquisadores apresentam uma lista de estudos realizados e os números de óbitos registrados em até cinco anos após a alta hospitalar.

“A infecção maciça e a intensa resposta imunológica que a acompanha com grande aumento da concentração de citocinas [proteínas inflamatórias] no sangue durante a sepse podem promover a reprogramação metabólica celular irreversível. É improvável que a reprogramação celular ocorra apenas em leucócitos ou na medula óssea, podendo ser registrada em vários tecidos e células. E isso leva a disfunções orgânicas sistêmicas”, escrevem os pesquisadores no artigo.

A biomédica Raquel Bragante Gritte, que divide a primeira autoria do artigo com Talita Souza-Siqueira, diz que uma das hipóteses estudadas pelo grupo é que a reprogramação metabólica começa na medula óssea, fazendo com que as células tenham um perfil pró-inflamatório. “Quando coletamos o sangue dos pacientes, mesmo depois de três anos da alta da UTI, verificamos que os monócitos [um tipo de célula de defesa] estavam ativados, prontos para a batalha, sendo que deveriam estar neutros, com ativação somente quando fossem ‘recrutados’ para o tecido”, afirma Gritte, em entrevista à Agência FAPESP.

Histórico

O artigo da Frontiers é um dos primeiros do grupo sobre o assunto. Descreve resultados da linha de pesquisa dos médicos e professores da Universidade de São Paulo (USP) Marcel Cerqueira Cesar Machado, que tem o apoio da FAPESP, e Francisco Garcia Soriano. Resume descobertas recentes de estudos disponíveis na PubMed (consagrada base de dados de resumos científicos) sobre o resultado de pacientes sépticos após a alta hospitalar.

Segundo Gritte, o grupo de estudo acompanhou 62 pacientes do Hospital Universitário da USP durante três anos após a alta da UTI. Nesse período, foram analisadas alterações em monócitos, neutrófilos e linfócitos (tipos de leucócitos), além de microRNAs, para tentar identificar marcadores de prognóstico ou fatores associados à síndrome pós-sepse.

“Nossa hipótese é a de que os leucócitos conservam uma memória da sepse, ajudando a explicar o motivo de o paciente permanecer doente mesmo após a alta hospitalar”, diz o professor Rui Curi, da Universidade Cruzeiro do Sul e do Instituto Butantan, um dos orientadores do trabalho juntamente com Machado e Soriano.

No artigo, os pesquisadores especulam que a sepse pode gerar um fenótipo específico de monócito que permaneceria ativo após a alta hospitalar. “A reprogramação do metabolismo celular está envolvida nas funções específicas dos diferentes subtipos de linfócitos. Vários estímulos e condições alteram o metabolismo de leucócitos [linfócitos, monócitos e neutrófilos], incluindo a própria disponibilidade de nutrientes no microambiente.”

De acordo com Gritte, um próximo passo seria realizar pesquisas com a medula óssea, buscando o que gera a reprogramação celular provocada pela sepse. “Acreditamos que a chave dessa alteração esteja na medula. Outro caminho, contudo, seria a ativação ocorrer no sangue. Temos de fazer uma avaliação mais profunda para buscar respostas.”

Os conhecimentos adquiridos neste estudo poderão ser a base para que se possa no futuro desenvolver estratégias para minimizar ou bloquear as alterações pós-sepse.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o 1º Relatório Global sobre Sepse em que aponta lacunas no conhecimento sobre a infecção, principalmente em países mais pobres, dificultando os esforços para combater as mortes e incapacidades decorrentes dela.

A OMS recomenda a ampliação do financiamento e da capacidade de pesquisa de evidências epidemiológicas sobre a sepse, além do desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico rápido, acessíveis e adequadas para melhorar a identificação, prevenção e tratamento da infecção generalizada.

O artigo Why Septic Patients Remain Sick After Hospital Discharge? pode ser lido em: www.frontiersin.org/articles/10.3389/fimmu.2020.605666/full#h6.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.